SÃO LUÍS - Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Paço do Lumiar participaram, na terça-feira (8), da 6ª Olimpíada da Matemática, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A Olimpíada tem como objetivos estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolvendo maior autonomia, raciocínio lógico-matemático e fazendo com que busquem uma formação mais completa; desenvolver, aperfeiçoar a capacitação dos professores, e influenciar na melhoria do ensino, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Nessa primeira etapa da Olimpíada as provas serão aplicadas e corrigidas pelos professores em suas turmas. Cada escola escolherá 5% das melhores provas e enviará os cartões-resposta ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Os estudantes selecionados participarão da segunda fase, em 11 setembro. Na segunda fase, as provas descritivas serão aplicadas e corrigidas por professores indicados pelo Impa e o resultado final será divulgado no dia 26 de novembro.
"A Olimpíada de Matemática traz aos nossos alunos o gosto e o aprendizado da matemática, uma disciplina na maioria das vezes, com a inclusão dos alunos luminenses neste programa, com certeza veremos a melhoria do ensino da matemática nas nossas escolas. É muito bom ver a empolgação e a ansiedade de conhecer os resultados e a dedicação que é presente tanto nos alunos como nos nossos professores. Paço do Lumiar está trilhando um novo caminho para a educação, através da administração Bia Venâncio e queremos ver alunos nossos na fase final", afirmou Célia Tannús, Secretária de Educação.
As premiações vão desde medalhas, Certificados de menção Honrosa, Bolsas de Iniciação Cientifica, Coleção de Livros e Curso de Aperfeiçoamento no Impa ao professor até kit de material esportivo e livros e vídeos para a composição de bibliotecas nas escolas do município.
Segundo a aluna da UEB Paranã, Élida Mercês, estudante do 6º ano, a aplicação das provas são um incentivo para estudar mais e se dedicar mais a matemática. "Eu gosto muito de aprender matemática e hoje pude colocar em prática o que aprendi na sala de aula, acho que tive um bom desempenho, espero ser classificada para a outra fase", disse.
Com informações da Ascom/Prefeitura de Paço do Lumiar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.