PAÇO DO LUMIAR - Moradores de Paço do Lumiar protestam contra a extração de areia no Rio Cururuca, localizado no povoado Rio Grande. Segundo os manifestantes, a dragagem feita no local estaria destruindo o mangue, as matas ciliares e prejudicando toda a comunidade.
Segundo a assessoria de comunicação do Ministério Público, a Promotoria Especializada do Meio Ambiente não foi informada do problema, mas disse que vai apurar o fato e punir os responsáveis pelo crime ambiental.
O Ibama informou que, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, fará uma fiscalização no local para verificar as irregularidades e impactos da extração de areia, conforme o resultado, mesmo com a licença, o empreendimento pode ser embargado.
Já a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, confirmou que a empresa Guadalupe tem licença somente para exploração de areia a 30 metros do rio, deixando livre a área de preservação permanente.
Informou ainda que essa atividade foi embargada pela Secretaria de Meio Ambiente este ano, tendo a empresa recomposto a área explorada e assinado um termo de compromisso pela manutenção da área de preservação permanente. Assista à reportagem da TV Mirante.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.