Fiscalização

Rio Tocantins: operação combate extração ilegal de areia

Durante a fiscalização, quatro âncoras foram apreendidas fazendo a extração ilegal.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Em mais uma operação, realizada na manhã desta quarta-feira (9), os técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) e da Defesa Civil Municipal coibiram a extração ilegal de areia no Rio Tocantins com a apreensão de quatro âncoras dos chamados “dragueiros” que extraiam irregularmente areia próximo às colunas da ponte Dom Afonso Felipe Gregory.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas, “esse tipo de atividade compromete a estrutura da ponte de concreto, podendo causar um colapso e prejuízos materiais, ambientais e da segurança da população que diariamente utiliza a ponte”.

Além da extração próxima a ponte, também foram encontradas dragas retirando areia da “Praia do Meio”, provocando grandes buracos que podem causar afogamentos.

Na semana passada, os fiscais constataram, após denúncias, a extração ilegal de areia próximo a Praia do Cacau, chegando a formar erosões na margem do rio.

“Essa ação irregular fez com que a Sepluma e a Defesa Civil multassem empresas e embargassem a retirada ilegal de areia, pois, tem sido uma atividade considerada prejudicial ao meio ambiente”, destacou Francisco das Chagas, lembrando que a extração ilegal provoca grandes crateras que podem causar a morte de banhistas no período de veraneio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.