Maranhão

Cidades do MA promovem ações de qualidade de vida

A população de Maranhãozinho, Olinda Nova e Sítio Novo vai receber orientação sobre hábitos alimentares e prática de esporte.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h57

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde vai promover neste domingo, dia 11 de abril, um dia voltado à qualidade de vida. A população de 76 cidades brasileiras, entre elas Maranhãozinho, Nova Olinda e Sítio Novo, contará com programação esportiva, cultural e orientação sobre a importância de adotar hábitos saudáveis. A mobilização organizada pelo governo federal, em parceria com estados, municípios e com os ministérios do Esporte e das Cidades, faz parte da comemoração do Dia da Promoção da Qualidade de Vida.

É a primeira vez que a data contará com uma programação específica no país. O Ministério da Saúde quer, a partir da iniciativa, estimular a realização de ações nas cidades brasileiras que incentivem hábitos saudáveis na população. “Mobilizações como essa ajudam a promover entre a população a adoção de uma alimentação adequada e a prática regular de exercício, comportamentos que previnem doenças como diabetes, obesidade e problemas de coração, além de proporcionar qualidade de vida”, afirma Deborah Malta, coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não-transmissíveis do Ministério da Saúde. Ela lembra que já existe no calendário internacional o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, e ressalta que é importante criar também um marco nacional.

Espaços de lazer

O Ministério da Saúde escolheu para esta primeira comemoração o slogan Faça mais por você e por sua cidade, como forma de incentivar a população a ocupar os espaços de lazer e, ao mesmo tempo, articular com governos locais a construção e adequação de espaços de convivência, além de melhorias na mobilidade das cidades.

Investimentos e capacitação

Continua após a publicidade..

Hoje, 1,5 mil municípios brasileiros integram a Rede Nacional de Promoção de Saúde e recebem incentivo financeiro para desenvolver ações que estimulem práticas saudáveis e a melhoria da qualidade de vida. Entre 2006 e 2009, o Ministério da Saúde repassou R$ 122,4 milhões para os municípios que fazem parte da rede.

Além disso, o Ministério da Saúde repassa anualmente para estados e municípios mais R$ 37 milhões para ações de promoção de hábitos alimentares saudáveis, prevenção e controle de distúrbios nutricionais e doenças associadas à alimentação. O governo federal aumentou também o número de profissionais para atuar na promoção de um estilo de vida saudável. Desde 2008, foram contratados 746 nutricionistas e 515 profissionais de educação física para acompanhar o trabalho das equipes de saúde da família em todo o país.

Esses profissionais atuam nos Núcleos de Apoio da Saúde da Família em ações de promoção da saúde, incentivo e orientação para uma alimentação saudável e práticas de exercícios, verificação de peso e altura do paciente. Os núcleos foram criados em 2008, com o objetivo de reforçar o trabalho das equipes e atualmente 1.011 estão em funcionamento.

A promoção e orientação sobre alimentação saudável é também uma das diretrizes do programa Saúde na Escola, em que as equipes de saúde da família atuam nas instituições, com o apoio dos professores. A iniciativa, criada em 2008, atende 2,6 milhões de alunos em 608 municípios de todos os estados brasileiros e Distrito Federal. O programa funciona em 16.470 escolas, onde atuam 2.700 equipes de saúde da família.

As informações são da Agência Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.