Miranda do Norte

Presidente de grupo folclórico é alvo de ação do MP

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - Por ter descumprido contrato com o Governo do Estado, a presidente da Associação Cultural Bumba meu boi Prenda de Valor de Miranda do Norte, Ione de Sousa Santos, é alvo de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa proposta, no dia 18 de novembro, pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim. Ajuizou a ação a promotora de Justiça Karla Adriana Holanda Farias Vieira. O grupo folclórico é oriundo do município de Miranda do Norte (localizado a 137 km de São Luís), termo judiciário de Itapecuru-Mirim.

Consta na ação que, em 2007, Ione de Sousa Santos recebeu o valor de R$ 10 mil para apoiar a realização do carnaval de Miranda do Norte, mas não executou o serviço, tampouco devolveu o dinheiro ao erário estadual. Os recursos foram repassados pela Associação Artística e Cultural do Maranhão, que firmou parceria de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Cultura para a execução do projeto de interiorização do "Carnaval da Maranhensidade", daquele ano.

Entre os pedidos, o Ministério Público requer o ressarcimento total do dano, a perda da função pública (se ela estiver exercendo), a suspensão dos direitos políticos de Ione de Sousa Santos pelo prazo de oito a dez anos e o pagamento de multa civil de até R$ 30 mil.

Com informações do Ministério Público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.