SÃO LUÍS - Por meio de nota divulgada à imprensa, a diretoria da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema) propôs a adoção de estratégias que possam melhorar o desempenho da empresa, em especial do faturamento e arrecadação, para possibilitar a concessão de reajuste salarial aos empregados, que entraram em greve na segunda-feira (21). A diretoria alegou que a empresa passa por grave crise financeira e que está empreendendo esforços para saná-la.
A Caema destaca os esforços que sua diretoria tem empreendido para superar o déficit de caixa, fruto dos impactos financeiros negativos sofridos ao longo dos últimos anos. A nota enfatiza que a atual gestão é composta por servidores de carreira da Caema, que também sofrem os efeitos do achatamento salarial, e cita como exemplo o próprio presidente, engenheiro João Moreira Lima.
Referindo-se à greve de servidores iniciada na segunda-feira, a diretoria da Caema afirma compreender a insatisfação dos trabalhadores, já que seus membros também fazem parte do quadro funcional da empresa, e assinala que a vontade e o desejo de resgatar a companhia são os diferenciais do atual modelo administrativo adotado na estatal.
A companhia cita como fatores que agravaram ainda mais a situação os déficits operacionais, a queda de receita, os prejuízos causados pelas enchentes, especialmente nas elevatórias de água e esgotos em todo o estado, a desorganização estrutural encontrada pela atual gestão, as elevadas demandas judiciais, além de pôr em dias os impostos e tributos, deixados de lado pelas últimas administrações.
Valorização
Embora aponte uma série de dificuldades para a operacionalização da companhia, a diretoria da Caema admite que investir nas pessoas deve ser o ponto de partida de toda e qualquer mudança. “É com esse objetivo que apresentamos proposta para sanar o desagrado dos nossos empregados”, observou João Moreira Lima. Ele informou que as discussões sobre o assunto ficarão a cargo de uma comissão paritária, composta por representantes da administração e dos trabalhadores.
Como forma de mostrar sua disposição em negociar com os empregados, a Caema apresentou proposta para que sejam refeitos os ajustes e os devidos estabelecimentos das regras, procedimentos e condições de implementação do Plano de Cargos e Salários que resultará em reajuste de vencimento aos funcionários da companhia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.