Dengue

Campanha estadual contra a dengue será lançada nesta sexta

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h22

SÃO LUÍS - Será lançada nesta sexta-feira (6), às 8h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, a Campanha de Mobilização Social contra a Dengue. Na oportunidade, será lançado o DVD educativo baseado em versos de cordel que chamam atenção para a necessidade de prevenção da doença por intermédio da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O tema da campanha deste ano é “Maranhão unido contra a dengue”. Segundo programação definida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), haverá uma intensa mobilização no interior do estado para que os municípios priorizem as ações de controle de vetores.

Redução de casos

A dengue é uma doença virótica transmitida por mosquito que afeta os seres humanos. Em 2007, de acordo com dados da SES, os casos de dengue notificados atingiram o total de 15.735 ocorrências. Em 2008, o quantitativo foi reduzido para 7.964 notificações. A redução de 2007 para 2008 foi de 48,65%.

Este ano, a SES já notificou 93 casos da doença, contra 550 registrados no mesmo período do ano passado.

Continua após a publicidade..

Limpeza

Na primeira etapa da campanha, a mobilização social se destinará à limpeza.

As segunda e terceira fases trabalharão na eliminação dos focos do mosquito e na massificação e orientação das informações sobre os sintomas da doença, respectivamente.

Outra ação a ser desenvolvida pela SES é a estruturação da rede hospitalar para atender aos casos de dengue. Em São Luís já ficou definido que os hospitais Tarquínio Lopes Filho (Geral) e Juvêncio Matos (Infantil) serão unidades de referência para o atendimento de adultos e crianças, respectivamente. Além disso, algumas unidades de saúde da rede estadual, como o Hospital da Vila Luizão e o Pam Cidade Operária serão Centros de Reidratação, uma atividade que também será fortalecida.

Fonte: Secom

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.