Eleições 2024

Debate TV Mirante: Rildo e Mariana têm confronto "morno"

Rildo Amaral e Mariana Carvalho se enfrentaram na noite desta sexta-feira no debate promovido pela TV Mirante em Imperatriz; eles disputam o segundo turno no próximo domingo.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Rildo Amaral e Mariana Carvalho durante debate da TV Mirante (Tátyna Viana / TV Mirante)

IMPERATRIZ - Os candidatos a prefeito que disputam o segundo turno da eleição municipal de Imperatriz, Rildo Amaral (PP) e Mariana Carvalho (Republicanos), tiveram um embate "morno" no Debate da TV Mirante realizado na noite desta sexta-feira (25), sem ataques diretos enérgicos ou trocas de acusações.

O programa foi mediado pelo jornalista Clóvis Cabalau, da TV Mirante, e transmitido ao vivo.

Rildo Amaral e Mariana Carvalho chegam ao segundo turno com a expectativa de assumir o comando da máquina administrativa pela primeira vez em Imperatriz. Rildo é deputado estadual e Mariana Carvalho é suplente de deputado federal. Ela já chegou a assumir temporariamente o mandato na atual legislatura, após a licença do titular, Aluisio Mendes (Republicanos).

Durante o debate, os candidatos responderam a perguntas, com direito a réplica e tréplica a cada tema abordado. 

Veja como foi o debate, bloco a bloco

1º bloco - apresentação dos candidatos e perguntas com tema livre

O primeiro bloco foi iniciado com pergunta levantada pela candidata Mariana Carvalho. Pelo formato inovador proposto pela TV Mirante, cada candidato teve direito a 10 minutos de fala no primeiro bloco - entre perguntas e respostas -, de forma intercalada com o adversário.

Na primeira pergunta, Mariana questionou Rildo sobre as suas propostas para a saúde de Imperatriz. 

Rildo afirmou que em 2016, após assumir mandato no legislativo, promoveu mutirão de cirurgias em Imperatriz Ele disse que se eleito vai descentralizar o atendimento hoje realizado pelo Socorrão da cidade. Ele citou alguns bairros e prometeu a expansão no atendimento.

Na réplica, Mariana afirmou que vai colocar para funcionar bem a estrutura que já existe. Ela disse que vai trabalhar para garantir consultas, exames e consultas na rede municipal. 

“A dona de casa e o pai de família hoje chegam no Socorrão e não tem remédio. É por isso que é preciso fazer auditorias para saber para onde foi o dinheiro de Imperatriz” , disse a candidata. 

“Queria aproveitar e parabeniza os odontólogos, que hoje estão de braços cruzados em Imperatriz”, disse Rildo. 

O candidato o PP disse que vai atuar em parceria com o governador Carlos Brandão. 

Os candidatos seguiram na primeira metade do primeiro bloco com propostas para a Saúde, sem entrar num debate mais frontal de ideias. 

Alianças

Mariana perguntou se o adversário não for eleito, deixará de mandar emendas parlamentares para a cidade de Imperatriz.

Rildo disse que continuará atuando em favor do município e questionou Mariana a respeito de quem são os seus aliados.

Mariana afirmou que buscará recursos no Governo Federal e disse que sabe o caminho para alcançar parcerias com deputados para o envio de recursos para a cidade. Ele disse que o ex-senador Roberto Rocha foi quem mandou maior aporte de recursos para o municípios. 

Rildo rebateu e disse que o ministro do Esporte, André Fufuca, é quem mais enviou dinheiro para Imperatriz.

Mariana citou o desempenho do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) e destacou o fato de ele ter conseguido tocar obras na capital com recursos próprios. 

Embate direto

Nos últimos três minutos do tempo livre, os candidatos passaram a questionar a atuação política um do outro e deram novo contorno ao debate, com a tentativa múltipla de desqualificação um do outro. 

Ambos continuaram falando sobre parcerias políticas e sobre eventual preparo para o comando do Executivo, e questionaram o passado um do outro. 

Mariana afirmou que a cúpula do prefeito Assis Ramos está com o candidato Rildo Amaral, e ele classificou a afirmação de fake news. 

O candidato do PP afirmou que não tem aliança com Ramos. 

2º bloco - perguntas com temas determinados

No segundo bloco, houve perguntas feitas por temas determinados, com tempo inicial de 5 minutos para cada.

Rildo escolheu o tema Educação. Ele perguntou qual o plano de governo da candidata para a educação de Imperatriz. 

Mariana afirmou que vai valorizar o servidor e disse que vai colocar cuidadores nas escolas municipais.

Rildo Amaral afirmou que vai qualificar o professor e prometeu valorizar os servidores. Ele também disse que realizará concurso público para que as mães atípicas sejam atendidas com a demanda que elas exigem.

Mariana Carvalho, logo em seguida, prometeu instituir creches em tempo integral, com a ampliação em regiões da cidade.

Ela também disse que vai garantir em parceria com o Governo Federal, educação para crianças com transtornos. 

Rildo Amaral, por sua vez, disse que a sua prioridade na educação será a ampliação das creches.

Maria prometeu o kit escolar completo, com mochilas, para todas as crianças da rede municipal. 

Rildo Amaral afirmou que retornará com a Secretaria de Educação para o prédio onde hoje funciona a Sinfra. Ele disse que o prédio é a casa da educação, por isso fará a mudança. 

Mariana e Rildo ocuparam boa parte dos primeiros minutos do segundo bloco para a apresentação de propostas. No último minuto, contudo, entraram em divergência sobre o tema de forma mais proposital.

Depois de encerrado o tema para a discussão da Educação, Mariana escolheu o segundo tema do bloco: contas públicas. 

A candidata do Republicanos perguntou a Rildo como ele vai fazer para reverter a situação financeira do município, diante das dificuldades que se apresentam no atual cenário.

Rildo afirmou que vai fazer auditorias e levar a Polícia Federal para investigar a gestão do prefeito Assis Ramos. 

Mariana afirmou que as últimas secretarias de Saúde estão na campanha de Rildo Amaral.

ICMS

Rildo perguntou como Mariana vai fazer para aumentar a arrecadação de ICMS em Imperatriz. Mariana lembrou que apesar de ele ter dito que chegou a denunciar auxiliares de Assis Ramos, mantém parcerias com secretários.

Mariana disse que Rildo Amaral votou pelo maior aumento de ICMS no Maranhão e questionou como ele vai fazer para contornar o cenário.

Rildo insistiu na  pergunta e lembrou que o tema dizia respeito à gestão. Ele voltou a questionar como a adversária vai melhorar o índice do ICMS no estado. Mariana se desvencilhou do tema.

3º bloco - perguntas com tema livre

O terceiro bloco foi composto por perguntas de tema livre. Os candidatos tiveram 10 minutos, cada, para fazer perguntas e respostas, com o cronômetro no modo decrescente. 

Rildo Amaral perguntou a Mariana sobre como resolver o problema da falta de água na cidade de Imperatriz.

Continua após a publicidade..

A candidata do Republicanos citou bairros que sofrem com a falta de água e disse que vai perfurar poços artesianos, além de cobrar atuação mais eficaz da Caema. 

Rildo disse que foi conhecido como o "deputado da água" e afirmou que conseguiu levar poços artesianos para vários bairros de Imperatriz. 

Mariana questionou Rildo sobre as suas propostas para a zona rural e agricultura rural.

Ele prometeu empenho e investimento no setor, com a mesma dedicação empenha para os outros diversos setores da administração pública.

Rildo também disse que vai fortalecer as feiras municipais e garantiu ofertar linhas de créditos para feirantes.

Segurança

Mariana perguntou quais as propostas de Rildo para a segurança pública. 

Ele respondeu que vai “trazer motos de verdade” para Imperatriz e buscar recursos no governo federal, além de convocar guardas municipais aprovados em concurso público. 

Mariana afirmou que vai criar a secretaria de segurança pública municipal. Ela criticou a atual gestão e prometeu realizar novo concurso público.

Tanto Rildo quanto Mariana, seguiram com propostas para a Guarda Municipal.

Mobilidade

Depois de debaterem sobre segurança pública, os candidatos começaram a debater a mobilidade urbana. Mariana afirmou que vai auditar contrato do transporte público e prometeu construir ciclofaixas e novas para o trânsito municipal.

Ela afirmou que o tema está diretamente ligado à acessibilidade e disse que vai levar dignidade às pessoas. 

Rildo criticou a empresa de transporte público, e também prometeu auditoria no contrato firmado pelo município. 

Saúde

Mariana também prometeu concurso público da saúde e o pagamento do piso salarial dos enfermeiros. 

Rildo, logo em seguida, também prometeu realizar concurso público e disse que foi ele quem primeiro apresentou a discussão do piso da enfermagem no seu primeiro mandato parlamentar.

Rildo afirmou já ter criado uma casa de apoio em São Luís para pacientes de Imperatriz, mas disse que foi por meio de um apartamento alugado. O candidato prometeu construir uma casa de apoio mais estruturada para a população que se submete a tratamento de saúde na capital.

4º bloco - perguntas com temas definidos

No último bloco do debate, os candidatos fizeram perguntas com temas definidos. 

Mariana questionou Rildo sobre a proposta do adversário do decreto de estado de calamidade. Rildo Amaral afirmou que continua convicto da proposta, e disse que vai enviar a matéria para a Assembleia Legislativa e disse que vai conseguir a aprovação da matéria com os deputados aliados. 

Mariana Carvalho disse que não é possível decretar calamidade em Imperatriz, sem ter ocorrido nenhum desastre natural. 

Ela afirmou que o que deve ser feito é um choque de gestão no município. 

Rildo citou a fila de cirurgias no sistema de saúde e lembrou do casos de óbitos no sistema de saúde para justificar a calamidade pública. 

Mariana disse que tem respeito por todas as famílias que perderam entes queridos, e voltou a afirmar que aliados do atual prefeito apoiam Rildo Amaral.

Ela também afirmou que estado de calamidade seria o mesmo de assinar um cheque em branco, sem que haja transparência nas contas públicas. 

Rildo disse que não haverá cheque em branco e prometeu “levar” a Polícia Federal para fiscalizar a gestão. 

“Ganhar com todo mundo”

Mariana lembrou de uma frase de Rildo e perguntou quem seria o “todo mundo” citado por ele, para ganhar a eleição.

Rildo disse que o “todo mundo” é quem está disposto a fazer com que a situação de Imperatriz mude de patamar.

Governo técnico  

Rildo disse que o governo será técnico, e criticou recente declaração do prefeito Eduardo Braide, que prometeu enviar técnicos para Imperatriz. Ele também citou que não haverá ninguém de “Maranhãozinho”.

Mariana respondeu, e disse que Rildo continuará na gestão, com pessoas que atuam no atual governo de Imperatriz, do prefeito Assis Ramos. 

Rildo Amaral lembrou que o presidente do Republicanos, Aluisio Mendes, declarou rompimento com Mariana. 

Ela disse que Rildo cooptou Aluisio Mendes.

Rildo pediu respeito por Aluisio Mendes e disse que o deputado federal é um “homem sério”.

Cultura e lazer

Rildo perguntou a Mariana qual a sua proposta para a cultura e lazer em Imperatriz.

A candidata afirmou que vai valorizar o artista local, vai promover feiras e disse que vai trabalhar para que Imperatriz volte a sediar grandes eventos nacionais e regionais. 

Rildo afirmou que vai investir em praças esportivas e disse que esse tipo de equipamento é para as famílias. 

Ele citou obras em parceria com aliados, como ginásios, praças e campos de futebol e disse que vai ampliar espaços de lazer no município.

Mariana disse que vai investir em esporte em Imperatriz e destacou o futebol profissional. 

Rildo Amaral disse que vai criar a lei de incentivo ao esporte em Imperatriz e garantiu que vai criar o fundo municipal do esporte.

Mariana afirmou que é possível buscar recursos do governo federal, e disse que vai investir em projetos para os setores da cultura e do esporte.

Os candidatos seguiram com propostas para o setor, e evitaram entrar em embate mais duro no último trecho do debate.

Depois disso, os candidatos aproveitaram o tempo das considerações finais para falar diretamente com o eleitor. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.