Eleições 2024

Franklin Douglas (PSOL) chega para participação no debate da TV Mirante

Último debate com os candidatos à Prefeitura de São Luís começa às 22h.

Imirante.com

Atualizada em 03/10/2024 às 21h11
Franklin Douglas, candidato do PSOL à Prefeitura de São Luís. (Anne Cascaes / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Franklin Douglas, candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) à Prefeitura de São Luís, já está na sede do Grupo Mirante para a participação no debate da TV Mirante, que começa nesta quinta-feira (3), a partir das 22h. O debate terá a mediação do jornalista Paulo Renato Soares, da TV Globo.

“Como hoje parece que não vai ter nenhum fujão, a expectativa é de ter, de fato, a polarização sendo desmontada, é isso que eu vim fazer nesse debate, mostrar que as propostas que parecem tão iguais, na hora de executar na educação, na saúde, no ambiente, na cultura, nos transportes, são absolutamente incoerentes com a vida do eleitor e da eleitora no concreto do seu dia a dia”, afirma Franklin.

Na última pesquisa Quaest com as intenções de voto para a Prefeitura de São Luís, Franklin Douglas aparece com menos de 1% na pesquisa estimulada e na pesquisa espontânea. O levantamento foi encomendado pela TV Mirante e divulgado no dia 27 de setembro.

O debate em São Luís será transmitido aos moradores da região. A TV Mirante convidou todos os oito candidatos a participarem do embate.

Regras do debate

Todos os debates terão as mesmas regras, com perguntas e respostas entre os candidatos. A ordem das perguntas dos candidatos em cada bloco ainda será sorteada, na presença dos representantes de cada um.

O debate terá quatro blocos, sendo dois blocos com perguntas de tema livre e dois blocos com perguntas de tema determinado. No último bloco, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio.

Dinâmica das perguntas

Continua após a publicidade..

Em cada bloco de perguntas, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta. Nos dois primeiros blocos de perguntas, cada candidato deverá responder apenas uma vez. Assim, todos perguntam e todos respondem.

Nos dois blocos seguintes de perguntas, os candidatos poderão ser escolhidos para responder a, no máximo, duas perguntas.

Os tempos de pergunta e resposta serão os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado:

  • 30 segundos para fazer a pergunta
  • 1 minuto e 30 segundos para resposta
  • 1 minuto para réplica
  • 1 minuto para tréplica

Posicionamento e direito de resposta

Os candidatos ficarão posicionados lado a lado. Quando um candidato for avisado pelo mediador para fazer a pergunta, ele escolherá a quem irá dirigir essa pergunta. Terminada a pergunta, a resposta, a réplica e a tréplica, o mediador indicará o próximo candidato a perguntar (sorteado anteriormente) e ele irá escolher a quem irá fazer a pergunta. O debate prossegue seguindo essa dinâmica, até que todos os candidatos tenham feito perguntas em cada bloco.

Se um candidato fizer ofensas pessoais a outro, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta. A produção do debate irá analisar o pedido e poderá conceder um minuto para que ele responda as ofensas.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.