IMPERATRIZ - Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, que caiu no último dia 12. Para lembrar a data, neste sábado (14), uma ação na Praça de Fátima, no Centro da cidade, buscou a conscientização da população para reduzir os impactos das doenças renais.
O evento ofereceu exames de glicemia e aferição de pressão arterial gratuitos, além de uma sessão de atividades físicas de alongamento para mostrar a importância de praticar atividade física. O controle da pressão arterial, dos níveis de glicose no sangue, evitar o cigarro, manter um peso saudável, estão entre as medidas básicas de prevenção.
Leia também: Imperatriz registra primeiro caso suspeito de coronavírus
Continua após a publicidade..
Em Imperatriz, cerca de 480 pacientes fazem hemodiálise pelo SUS. A maioria de Imperatriz e cidades como Riachão, Balsas, Estreito e Porto Franco, além de pacientes do estado do Tocantins.
Segundo o médico nefrologista Antônio Alberto, o tratamento de um paciente que faz hemodiálise custa em média $5 mil por mês aos cofres públicos. A ação buscou também chamar a atenção para o diagnóstico das doenças nos rins na fase inicial para aumentar o tempo e qualidade de vida do paciente.
Saiba Mais
- Descaso do Governo com centros de hemodiálise deve ser pauta da AL
- Morte de idosa em frente a hospital desmonta discurso de melhoria na Saúde
- Após longa viagem para fazer hemodiálise, idosa morre na porta de hospital em Pinheiro
- Governo estadual atrasa entrega de três centros de nefrologia
- Pacientes sofrem na busca por tratamento de hemodiálise no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias