Santa Teresa 2015

Procissão é marcada por emoção e gratidão à Santa Teresa

Devotos pagam promessa durante a procissão de encerramento do festejo.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

IMPERATRIZ – Devotos usaram a procissão terrestre, realizada entre o fim da tarde e início da noite desta quinta-feira (15), para agradecer as várias graças alcançadas pela intercessão de Santa Teresa D´Ávila. Durante o cortejo os fiéis demonstraram emoção e gratidão a santa padroeira de Imperatriz.

Procissão de Santa Teresa no momento em que o andô parte do Porto das Balsas.(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

Participante da procissão anual de Santa Teresa, a dona de casa Luana Carolina da Silva teve um motivo especial para participar da edição deste ano.

“Quando ela nasceu foi para a UTI por problemas de respiratórios. Pedi para a santa que se minha filha ficasse curada eu traria a menina vestida de anjo por cinco anos e no quinto ano cortava os cabelos e vou cumprir”, explicou Luana Carolina. Com a participação na procissão deste domingo, a promessa foi paga.

Também foi a debilidade da saúde da filha de 4 anos, que levou a jovem Elen Cristina, 26 anos, a recorrer à Santa Teresa.

Crianças vestidas de anjo participam de procissão em agradecimento as graças alcançadas por intercessão de Santa Teresa.(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

“Fiz uma promessa, em que pedi a Deus e que Santa Teresa intercedesse por minha filha estava entre a vida e a morte no hospital e logo alcançamos essa graça. Então estamos pagando a promessa “, revela a mulher que trabalha como zeladora.

Mãe e filha participam da procissão teresiana há dois anos. A criança participa vestida de anjo e ambas fazem o percurso da procissão descalças.

Com um vestido branco, sem asas e um discreto arranjo de flores na cabeça Beatriz Brito, 8 anos, participou da procissão ao lado da mãe Maria de Jesus da Silva. Elas, também, estavam descalças e a ausência das asas foi proposital depois do susto do ano passado.

“A roupa dela é de anjo e no início tinha asas, mas pegou fogo durante o percurso, aqui mesmo na procissão no ano passado, e fiquei com medo de colocar de novo”, relata Maria de Jesus.

Beatriz Brito, 8 anos, ao lado da mãe Maria de Jesus participam da procissão. Devido a um incidente na procissão do ano passado a roupa de anjo não possui asas. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

A graça, que foi a recuperação do tornozelo que era torto, foi alcançada há cinco anos, mas além da procissão deste domingo as duas, ainda, terão de participar de outras duas, até o aniversário de dez anos da menina.

Mesmo quem não tem graça para agradecer o simples ato de participar do evento religioso é uma forma de gratidão. A aposentada Maria do Perpetuo, 66 anos, costumava participar da procissão até que este ano passou a depender de cadeiras de rodas. A limitação física não impediu a idosa de participar. Ela foi em cadeira de rodas aos cuidados da filha Fabricia Feitosa.

Maria do Perpétuo foi a procissão em cadeira de rodas.(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

“Essa é a primeira vez que ela vem como cadeirante. Ela sempre vinha, mesmo devagarzinho, mas mesmo assim ela quis vir porque é devota há muito tempo”, ressaltou Fabricia que se disse orgulhosa em levar sua mãe para a festa religiosa.

Durante o percurso os fiéis acenderam velas, entoaram hinos em honra a santa e fizeram orações como aconteceu nas proximidade de um hospital particular na área da beira rio.

Ao fim da procissão fieis participam de missa campal em frente a igreja matriz de Santa Teresa.(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

A coordenação avaliou o festejo de 2015 como um dos maiores e mais animados dos últimos anos.

O pátio e boa parte das ruas próximas da igreja matriz ficaram cheio de fieis durante a celebração que encerrou a edição de número 163 do festejo e os 500 anos de nascimento de Santa Teresa D ´Avila.

Santa Teresa, padroeira de Imperatriz teve o andô carregado por homens do Exército.(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.