Santa Teresa Especial

Fé e agradecimentos marcam missa dos professores

Dezenas de educadores foram homenageados na celebração.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Nesta data especial, 15 de outubro, Dia de Santa Teresa D'Ávila, padroeira e cofundadora de Imperatriz, e Dia do Professor, os homenageados foram também mais que especiais. Dezenas de educadores, que receberam o belíssimo dom de educar e transformar a sociedade, manifestaram sua fé e fizeram seus agradecimentos durante celebração.

A tradicional Missa em Ação de Graças pelos professores foi celebrada pelo bispo de Imperatriz, dom Gilberto Pastana, na igreja Santa Teresa D'Ávila. Durante a homilia, dom Gilberto falou sobre a santa padroeira e citou, também, sobre, a profissão de professor como uma missão que cada um traz consigo, um dom de educar e transformar a sociedade.

“Aqui é um exemplo de uma vida santificada, iniciamos com uma bela homenagem aos professores, mestres que exercem uma importante missão de educar. Estamos fechando este ano teresiano com festa, recordando de uma forma especial o nascimento da nossa padroeira ”, disse o bispo.

O professor universitário José Nilson ressalta que os professores têm uma devoção e atenção toda especial para santa padroeira Teresa D'Ávila. “A santa nos deixa um grande legado, da percepção de nós, enquanto professores não educamos pessoas, educamos vidas, e a vida é para sempre se eterniza. É uma alegria integrar a nossa padroeira e ao mesmo tempo refletir sobre a nossa vida de professor”.

A professora aposentada Yolanda exerce a profissão há 48 anos e diz se sentir orgulhosa de ser professora. “Sinto orgulho, uma profissão belíssima, que requer dedicação, amor, uma felicidade está promovendo o ser humano, para crescer na vida”, diz.

Programação

Após a missa, os fiéis seguiram em procissão no translado da santa até o Náutico Clube, onde os fiéis prestaram referências e homenagens à santa espanhola, nascida em Ávila. Às 17h, será realizada a procissão fluvial pelo Rio Tocantins.

Procissão

A procissão de Santa Teresa será realizada pelas principais ruas da cidade até a igreja e deve reunir cerca de 15 mil pessoas no dia do encerramento. Uma missa, celebrada pelo bispo de Imperatriz, marcará o encerramento.

·

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.