Educação

Alunos do curso de Agronomia do Pronera participam de seminário

O evento foi realizado por meio da parceria entre Incra e IFMA.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Divulgação )

MARANHÃO – Alunos do curso superior em Agronomia, oferecido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), participaram do Primeiro Seminário de Educação no Campo, resultado da parceria entre a Superintendência Regional do Incra e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Por meio de uma mesa redonda, o seminário debateu a História da Educação do Campo no Brasil, incluindo a própria trajetória do Pronera, que surgiu no país em 2008, depois de solicitações dos movimentos sociais do campo.

O assegurador do Pronera no Incra/MA, Marcelino Ramos Nascimento, proferiu palestra sobre o histórico do Pronera no Estado, destacando os cursos que já foram oferecidos pelo Programa, como: Pedagogia, Magistério em Saúde da Família e o técnico em Agropecuária.

A professora representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Lenilde Alencar, falou sobre a luta dos trabalhadores pela educação no Brasil e afirmou que o Pronera surgiu como a principal fonte de educação do campo no país.

“Por meio dele já conseguimos formar jovens e adultos que estão melhorando a realidade de suas comunidades”, afirmou. O debate foi mediado pelo estudante de Agronomia, Ruan Francisco.

Além dos alunos, participaram também do evento a diretora de Desenvolvimento Educacional Substituta do IFMA, Jandira Pereira de Souza, e o representante da coordenação do MST, Jonas Borges.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.