Manifestação

Farmacêuticos protestam contra MP que flexibiliza presença do profissional

Nesta quarta-feira (19), o Senado votará o relatório sobre a Medida Provisória (MP).

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

IMPERATRIZ – Na manhã desta quarta-feira (19), farmacêuticos e estudantes de farmácia se reuniram, na praça Brasil, Centro de Imperatriz, para se manifestarem contra a votação da Medida Provisória (MP) 653/2014, que flexibiliza a presença do farmacêutico em pequenas e médias farmácias.

Os profissionais e estudantes se reuniram na praça Brasil, no Centro de Imperatriz, para protestar contra a MP. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)

De acordo com a representante do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF/MA), Teófila Monteiro Silva, de 38 anos, a votação da MP vai contra a Lei 13.021/2014, que reconhece a presença obrigatória de farmacêutico e transforma as drogarias em estabelecimentos de saúde.

“Tirando o profissional farmacêutico de dentro da farmácia, você tira completamente a possibilidade de assistência farmacêutica para o cidadão. Em outubro, a farmácia foi instituída como estabelecimento de saúde, e, em seguida, vem a Provisória em que pequenas e medias empresas não têm necessidade de ter farmacêutico. É um contrassenso”, frisa a farmacêutica.

A farmacêutica Teófila Monteiro disse que essa medida é um contrassenso. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)

A estudante Maiara Passos Bandeira, de 22 anos, relata que há a possibilidade do técnico agir em sintonia com o farmacêutico, mas, não separados.

Continua após a publicidade..

“A nossa luta como farmacêutico é constante. Conseguimos reconhecimento há pouco tempo, e, agora, querem tirar um direito nosso, de exercer nosso lugar com profissional. Acho que cada um tem espaço no mercado. Devemos unir e não excluir os profissionais”, detalha a estudante.

A estudante relata que há lugar para os profissionais no mercado de trabalho. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)

Votação

Está marcada para esta quarta-feira (19), em Brasília (DF), a votação do relatório sobre a MP por uma comissão mista do Senado. Entidades farmacêuticas de todo o Brasil protestam contra as concessões.

A votação ocorre nesta quarta-feira (19), em Brasília. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.