Alimentação

Dia Mundial da Alimentação: agricultura familiar é destaque

A maioria dos alimentos consumidos no país é produzida por agricultores familiares.

Divulgação / MDA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Divulgação / MDA)

BRASIL – No Dia Mundial da Alimentação, comemorado hoje (16), a agricultura familiar brasileira ganha destaque, pois a maioria dos alimentos consumidos no país é produzida por agricultores familiares, por exemplo, 83% da mandioca, 70% do feijão e 58% do leite.

Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, além de promover a segurança alimentar e ser fonte de renda, a agricultura familiar colabora para a estabilidade dos preços dos alimentos.

“Nós temos capacidade de aumentar a oferta de alimentos, com estabilidade de preços, inflação controlada e taxas de juros estáveis, que viabilizam o investimento. Então, agricultura familiar para nós significa alimentação e desenvolvimento econômico”, afirmou.

Realizado anualmente pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Dia Mundial da Alimentação trata-se do dia em que a organização foi fundada, em 1945.

Entre os objetivos da ação, está o incentivo a uma maior atenção à produção agrícola em todos os países, estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, além de promover o sentimento de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.

Segundo o último da FAO, o Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome. O relatório mostra que o Indicador de Prevalência de Subalimentação, medida empregada pela FAO há 50 anos para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, atingiu no Brasil nível menor que 5%, abaixo do qual a organização considera que um país superou o problema da fome.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.