IMPERATRIZ – São 189.770 eleitores que devem votar, neste domingo (5), na Comarca de Imperatriz, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, que abrange as zonas eleitorais 33ª, 65ª, 92ª, e os municípios de Davinópolis, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.
Em toda a Comarca, são 607 seções. Deste total, 534 só em Imperatriz distribuídas em 101 locais votação, onde 164.565 eleitores devem votar, número que representa um aumento de 5% do eleitorado, se comparado como a última eleição. Imperatriz representa 3,65% do total de eleitores do Estado, que ultrapassa a marca dos quatro milhões de eleitores.
Em Davinópolis, são 10.039 eleitores distribuídos em 27 seções. Já em São Pedro da Água Branca esse número é de 8.447 votantes e 25 seções. No município de Vila Nova dos Martírios, são 21 seções que vão receber os 6.719 eleitores.
Para garantir uma votação tranquila e rápida, 2.349 pessoas vão trabalhar neste domingo em Imperatriz. São 2.136 mesários, 101 administradores de prédio, 50 motoristas, 20 técnicos de apoio, três promotores, três juízes, 22 servidores, seis pessoas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e oito pessoas da Junta Eleitoral.
Os juízes eleitorais de Marcelo Baldochi, Joaquim da Silva Filho e Delvan Tavares são os responsáveis pelas zonas 33ª, 65ª e 92ª, respectivamente.
A Operação Eleições da Polícia Militar, que começou na quinta-feira (2), conta com 289 policias participando só do 3º Batalhão de Polícia Militar. Deste total, 57 serão destinados para cidades da região, onde vão reforçar o policiamento e garantir a segurança do pleito.
No serviço operacional, em Imperatriz, 79 homens vão ficar distribuídos em motocicletas e carros para o policiamento normal na cidade. Para os 75 locais de votação de responsabilidade do 3º BPM foram deslocados 140 policiais. A Tropa de Choque também estará de prontidão para qualquer ocorrência, assim como os 10 militares que atuam no Grupo Tático Aéreo (GTA), que deve atender toda a Região Sul do Estado.
Continua após a publicidade..
Nas eleições deste ano, serão escolhidos os deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República. Caso haja segundo turno, a votação será realizada no dia 26 deste mês.
No Maranhão, seis candidatos disputam o governo do Estado, mesmo número de concorrentes para a vaga no Senado Federal. Já na corrida para a Assembleia Legislativa, 488 candidatos disputam a preferência do eleitorado maranhense. Na disputa pelas vagas na Câmara Federal, há 230 candidatos registrados no TSE.
Hora de Votar
Na hora de votar é necessário apresentar um documento oficial com foto. O eleitor deve digitar o número do candidato, verificar o nome e/ou a foto do escolhido e, caso esteja correto, teclar confirma. Se errar o número, deve apertar a opção corrige.
O primeiro voto será para deputado estadual, em que o eleitor deve digitar cinco números. Em seguida, é a vez de escolher o deputado federal e digitar quatro números. O terceiro voto é para senador, neste caso são apenas três dígitos. Depois é a vez do governador, com dois dígitos apenas, o mesmo caso ocorre no último voto, que é para presidente da República.
Vale ressaltar, que o eleitor não pode fazer propaganda eleitoral de nenhum tipo, como boca de urna e manifestações, como distribuição de santinhos. Usar o celular é proibido na cabine de votação.
O eleitor pode levar uma “colinha” com os números dos seus candidatos, um adesivo, um botom ou até uma pequena bandeira que represente seu candidato ou sua coligação, mas a miniestação deve ser de forma silenciosa.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias