IMPERATRIZ – O Restaurante Popular de Imperatriz, localizado no Centro da cidade, está fechado desde o dia 10 de janeiro deste ano para reforma interna. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a obra tinha até março como primeiro prazo para conclusão, mas passou por diversos problemas na ordem de serviço, o que teria ocasionado o atraso na entrega do restaurante reformado.
Mas uma nova data para o término deste processo ainda está em contradição. De acordo com a placa fincada na frente do Restaurante Popular, a obra do local terá conclusão amanhã (30), porém, esta data diverge das previsões da secretária de Desenvolvimento Social, Mirian Ribeiro, que relata que o restaurante poderá ser entregue no início de julho.
“O prazo inicial era para três meses, (no caso, terminar em março) mas para que ela (construtora) começasse a obra, era preciso uma guia de fornecimento que vinha da Caixa e ficamos aguardando.Cobramos inúmeras vezes, falamos das dificuldades dos usuários, até que conseguiram liberar e começaram e pediram mais três meses. Eu calculei que eles me entregassem até o início de julho, estamos aguardando o pronunciamento de o construtor dizer sobre a obra”, explica a secretária Mirian Reis.
Leia mais:
Restaurante Popular de Itz permanecerá fechado até março.
Restaurante Popular reabrirá em dois meses, prevê secretária.
Enquanto isso...
Enquanto essas novas datas se contradizem, as centenas (quase milhares) de pessoas que dependem ou querem um espaço para fazer sua refeição em um lugar barato e saudável, e que procuravam o Restaurante Popular, estão em busca de novos horizontes para garantir o almoço.
O aposentado, Antônio Ferreira Lima, de 73 anos, morador do bairro Bonsucesso, conta que após o Restaurante Popular fechar, a ida constante até o próximo restaurante comunitário da cidade ficou dificultada, mas ele relata que acredita que um dia o restaurante voltará a funcionar para que ele volte à sua rotina.
“Eu comia no Restaurante Popular, mas fechou desde dezembro, daí passei a vir pra este. Lá era mais perto pra mim porque eu moro no Bonsucesso e venho de bicicleta e almoçava quase todos os dias lá. Vir pra cá ficou ruim porque ficou mais longe, mas a comida daqui é muito boa também, saudável. Já têm uns dois anos que eu almoçava lá, se abrir de novo, eu volto (risos) porque eu gosto da comida de lá”, revela o aposentado.
Reforma
De acordo com a Sedes, a reforma do Restaurante Popular é:
- Melhorar e ampliar a cozinha industrial do local;
- Climatização do espaço físico;
- Pintura e ajustes do local (pisos, janelas, etc).
Alguns outros problemas também deverão ser sanados, por exemplo, a câmara fria, que passava por diversos problemas, deixando o restaurante parado até dois dias, como revela a secretária.
“Aquilo que não estava em pleno funcionamento, vamos colocar em funcionamento e aquilo que estava faltando, vai ser adquirido. Por exemplo, a câmara fria, que vivia dando problema, que às vezes tinha que parar um dia, dois dias porque a câmara não funcionava, vai ser melhorada”, confirma.
Como funciona o Restaurante Popular?
Restaurante Popular integra a rede de ações e projetos do programa Fome Zero, política de inclusão social realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com as prefeituras.
Em Imperatriz, dois projetos servem para subsidiar a alimentação fornecida pelo Restaurante Popular: a Produção de Alimentos (P.A), que é o processo de hortas comunitárias voltadas para produção de grãos, frutas e verduras, e o Banco de Alimentos, que tem a capacidade de processar cerca de 800 kg de alimentos que também servem para distribuição mensal cestas básicas, que também está em reforma.
Em tese, o Restaurante Popular, a Produção de Alimentos e o Banco de Alimentos formam o tripé de abastecimento alimentício da cidade, mas, como explica a secretária de Desenvolvimento Social, "Essa estrutura não tem funcionado harmonicamente. A prefeitura tem mantido o restaurante com recursos próprios”.
O Restaurante fica localizado na Rua Simplício Moreira, Centro da cidade.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.