Curso Profissionalizante

Com inclusão ao Pronatec, Mulheres Mil perde número de vagas em ITZ

Antes, cem mulheres eram atendidas, agora, somente 70 serão profissionalizadas.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

IMPERATRIZ – O programa Mulheres Mil, do Governo Federal, instalado incialmente no Instituto Federal do Maranhão (Ifma), campus Imperatriz, teve uma redução considerável em seu número vagas após a adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Nos anos de 2011, 2012 - 2013, o Programa ofertou cem vagas para cursos profissionalizantes em duas áreas de atuação – Camareira e acabamento e pintura na área de construção civil. Agora, após a inclusão ao Pronatec, o Programa Mulheres Mil irá ofertar 75 vagas, em duas turmas de 35 alunas cada, no curso de manutenção predial.

Para a secretaria da Sedes Mirian Reis, essa ligação democratizou o acesso à educação profissional, pois os cursos serão oferecidos nos cincos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que atendem a cidade e a zona rural facilitando o acesso ao Programa.

“Hoje a assistência está espalhada pela cidade, assim, elas vão ter mais facilidade de acesso, porque ao invés de ela se deslocar ao Ifma, ela pode procurar, também, um Cras mais próximo de sua casa”, disse.

Cras

As pré-inscrições para o Mulheres Mil podem ser feitas em qualquer um dos cinco Cras. Os Centros são:

Cras Bacuri – Rua Dom Pedro I nº 1398;

Cras Cafeteira – Av. Liberdade nº 46 - Vila Ipiranga;

Cras Coquelândia – Av. João XXIII;

Cras Santa Lúcia – Rua Madeira nº 5;

Cras Santa Rita – Rua Cândido Mendes nº 750 – Bonsucesso.

Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, pensado como meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo Governo Federal, para oferecer bases política social de inclusão e gênero, para que mulheres em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à educação profissional, ao emprego e renda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.