Desperdício

Água da Caema é usada para amenizar poeira em ITZ

Os moradores molham a rua e não procuram economizar a água potável.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

IMPERATRIZ- O desperdício de água neste período do ano é notório na cidade, principalmente nos bairros em que não possuem pavimentação asfáltica. A população utiliza água potável para jogar nas calçadas e nas ruas para amenizar a poeira e não se preocupam em economizar este bem tão precioso que é a água. Uma pesquisa realizada pelo o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental no ano passado revela que o imperatrizense desperdiça água, mesmo sabendo como economizar, 48% da população admite gastar água em suas casas com pouco controle, 30% demoram mais de dez minutos no banho e 29% dos domicílios sofrem com a constante falta de água.

Desperdicio de água potável. (Foto: Reprodução/ Internet)

Maria do Socorro, moradora do bairro Santa Rita molha sempre à frente da casa para diminuir a poeira e os problemas com a saúde, provocados principalmente por doenças respiratórias. “Eu jogo água na porta quase todo dia porque a rua que eu moro não tem nem asfalto, então a poeira é muito grande. Se não ‘aguar’ (molhar) a porta é capaz da gente ficar doente de tanta poeira”, afirma a dona de casa.

Para o gerente Regional da Caema em Imperatriz, Alberto Alves dos Santos, o desperdiço maior é nos bairros, e principalmente no período de julho a outubro. “Em todo lugar há desperdiço, mas nessa época principalmente nos bairros em que não tem asfalto, é uma maneira de amenizar a poeira. Tem um custo alto de energia e outras coisas para tratar a água, por isso é preciso economizar”, ressalta.[e-s001]

Segundo informações do diretor de Operação da Caema, Cristovan Dervalmar Rodrigues, a previsão é que sejam instalados 10 mil hidrômetros na cidade, até o final de outubro, a fim de controlar o desperdício de água. “Algumas pessoas reclamam da falta de água, mas por outro lado a um desperdício muito grande. Temos a meta de expandir o programa que já existe em São Luís, junto com as escolas para orientar a utilização racional da água tratada pela Caema e a instalação de hidrômetros vai ajudar amenizar o desperdício”, afirma o diretor.

Confira algumas Dicas de Economia

Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe -as de manhã cedo ou no fim do dia.

Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água. Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.Não tome banhos demorados. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.