Imperatriz

Tentativa de fuga frustada de presos em delegacia de Imperatriz

Foi a terceira fuga registrada em menos de 48 horas, no sistema prisional do Maranhão.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - Seis presos fugiram da carceragem da delegacia regional de Imperatriz na manhã de ontem (25), mas foram recapturados minutos depois pelas polícias Civil e Militar da região. A fuga dos detentos, segundo informações, se deu por volta das 10h, quando os internos conseguiram serrar uma das grades, e em seguida o "gaiolão", usado para o banho de sol. Foi a terceira fuga registrada em menos de 48 horas, no sistema prisional do Maranhão.

"Os presos escaparam justamente no momento em que uma viatura da Polícia Militar chegava com um homem, detido por promover baderna no centro da cidade. Na hora em que a evasão dos internos foi percebida, alguns policiais precisaram efetuar disparos para cima, o que chamou a atenção de muitos curiosos. O primeiro a ser recapturado estava pulando o muro da regional", explicou o delegado plantonista, Carlos Alberto Brasil.

Depois de impedir que o preso chagasse à Rua João Lisboa, a equipe de investigadores da delegacia regional alcançou outro detento na Rua Godofredo Viana, em frente à agência do Bradesco. No decorrer das buscas, os policiais militares também cercaram outros dois fugitivos, que já estavam atravessando a Praça da Cultura. Durante a fuga, um dos presos, Edmar Gomes de Sousa, de 43 anos, que cumpre pena por tráfico e drogas, cortou o braço.

Ferido, o traficante foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Municipal de Imperatriz, onde foi medicado, e levado de volta ao xadrez da regional. Edmar de Sousa havia sido preso em outubro, no Conjunto Planalto, portando R$ 6.570,00; 660 gramas de cocaína; quatro tijolos de crack; duas pistolas calibre 380; uma balança de precisão, e um veículo Celta preto (NXL-0918).

Continua após a publicidade..

Outras fugas Esta foi a terceira fuga de presos registrada em menos de 48 horas no sistema prisional do estado. No início da tarde de domingo (23), quatro presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, em São Luís, aproveitaram que a grade de uma das celas estava quebrada, e acessaram o pátio interno do presídio. Toda a dinâmica da fuga foi flagrada pelas câmeras do sistema interno de segurança da unidade prisional.

Nas imagens, segundo funcionários do CDP, um dos detentos corre com uma faca artesanal em punho e todos chegam à BR-135, pulando o muro principal do prédio. O caso está sendo investigado no 12º Distrito Policial (Maracanã). Na madrugada de sábado (22), outra fuga foi registrada, no interior, desta vez, na cidade de Rosário. Da carceragem da delegacia do município se evadiram seis detentos, que também serraram duas grades e em seguida o "gaiolão".

"A fuga foi percebida somente no início da manhã. Os presos que fugiram estavam em duas celas, porém, aproximadamente 40 presos resolveram permanecer na carceragem. Dos que se evadiram, 90% são traficantes de drogas. As buscas aos fugitivos são mantidas pelas polícias Civil e Militar", disse ontem, em entrevista por telefone a O Estado, o delegado regional interino de Rosário, David Feller.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.