SÃO LUÍS - Depois de uma série de reuniões, realizadas em Imperatriz, com representantes dos índios Krikati, o secretário de Estado de Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília, Marco Antonio Toccolini, fez uma visita à Aldeia São José. No encontro, concluiu a primeira etapa de negociações em torno das compensações aos indígenas decorrentes da pavimentação da MA-280, que liga os municípios de Montes Altos a Sítio Novo, no Sul do Maranhão.
Na visita à comunidade indígena, onde se reuniu por três horas, Marco Antonio Toccolini estava acompanhado de técnicos das secretarias de Estado de Igualdade Racial (Seir), de Infraestrutura (Sinfra) e da Agricultura (Sagrima). Também participaram do encontro, representantes do Ministério Público Federal, da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e da empresa construtora responsável pela obra.
O grupo liderado pelo secretário Marco Antonio Toccolini aproveitou a visita para inspecionar o andamento das obras da rodovia e em toda a aldeia para verificar as condições em que se encontram as instalações, obras, equipamentos e projetos ali desenvolvidos.
Continua após a publicidade..
Os líderes indígenas fizeram um balanço dos quase quatro anos em que se discute a pavimentação da MA-280 e concluíram estar satisfeitos com os resultados já alcançados pela intervenção do Comitê Gestor das Demandas Krikati, onde têm assento e voz.
Durante o encontro, o secretário e representantes do MPF ressaltaram a satisfação no bom andamento das obras. A representação do Ibama em Imperatriz, por sua vez, informou que irá encaminhar ao Ibama, em Brasília, ofício solicitando celeridade na emissão da Licença de Instalação, mesmo tendo já o empreendimento (trecho da MA-280) autorização para as obras emergenciais, que estão a pleno vapor, em virtude da proximidade das chuvas, a fim de garantir a trafegabilidade do trecho.
Ao encerrar a visita, o secretário Marco Antonio Toccolini agradeceu a presença de todos e informou que o próximo passo é idealizar uma agenda positiva específica para cada secretaria de Estado com a finalidade de discutir e planejar juntamente com os índios, como serão realizadas as ações de compensação ajustadas durante as reuniões anteriores. A primeira reunião nesse sentido está marcada para dia 13 deste mês, sob a coordenação da Secretaria de Igualdade Racial (Seir).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias