IMPERATRIZ - Foi lançada na última sexta-feira, em Imperatriz, a campanha de combate à dengue e a prevenção contra o vírus da Aids. De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Sandra Mendes, todos os bairros de Imperatriz apresentam focos do mosquito Aedes aegypti, sendo que o Parque Anhanguera é o campeão em número de casos.
Além dos agentes de saúde, lideranças comunitárias e a população foram convidadas a participar das atividades. A coordenadora apresentou um vídeo sobre os cuidados que a população deve tomar para combater o mosquito.
O vídeo apresentado mostra, entre outros assuntos, que nesta época do ano, com a chegada do período chuvoso, é comum a proliferação do mosquito transmissor da dengue e todos os cuidados são necessários para não deixar que ele se prolifere em reservatórios de água e em outros recipientes como baldes, pneus, plásticos, telhas, garrafas, entre outros.
Ao se pronunciar, o secretário adjunto da Saúde, Arnaldo Alencar, disse que as providências para combater a dengue por parte da Secretaria de Saúde estão sendo tomadas, mas para combater o mosquito Aedes aegypti, tem que haver a participação da comunidade.
Continua após a publicidade..
A coordenadora de Vigilância em Saúde disse que o objetivo da campanha é fazer do cidadão imperatrizense um agente multiplicador, discutindo o problema com a vizinhança e avisando às autoridades sobre qualquer foco existente.
De acordo com Sandra Mendes, apesar dos focos constatados, este ano foram registrados apenas seis casos de dengue em Imperatriz (até 10 fevereiro), número menor que o registrado no mesmo período do ano passado.
Cerca de 120 agentes de saúde foram capacitados para entrar em campo no combate ao mosquito da dengue e para orientar a população.
Campanhas educativas - Durante o evento, foi apresentado também o plano de mídia que será desenvolvido para a campanha de combate à dengue. O secretário de Governo, Carlinhos Amorim, falou da importância de a população receber os agentes de endemias e ficar atenta às orientações. Segundo Carlinhos Amorim, só dessa maneira a Prefeitura, por intermédio dos agentes, vai conseguir o objetivo, que é combater o Aedes aegypti.
Saiba Mais
- Eleitores de ITZ que não votaram, tem até janeiro para justificar voto
- Polícia Federal apreende material de campanha em Imperatriz
- Município é condenado a fazer melhorias no Beira Rio
- Operação Timoneiro: denúncias de fraude e desvio de dinheiro
- Judiciário encontra aumento abusivo em IPTU de Imperatriz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias