Crime ocorreu em 1991

Preso homem foragido há mais de 30 anos por homicídio em Timon

Suspeito de assassinato fugiu após crime ocorrido no povoado Cão-açu.

Imirante.com

Homem estava foragido desde 1991 por um assassinato cometido na cidade de Timon.
Homem estava foragido desde 1991 por um assassinato cometido na cidade de Timon. (Divulgação / Polícia Civil)

TIMON - A Polícia Civil do Maranhão efetuou, na última quarta-feira (13), a prisão de um homem que está foragido da Justiça há mais de 30 anos. João Ferreira dos Santos, de 52 anos, foi detido em Teresina, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva pelo assassinato de um homem identificado como Manoel Rodrigues de Oliveira, ocorrido em 1991, no município de Timon, a 450 km de São Luís.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, o crime ocorreu no dia 1º de dezembro de 1991, no povoado Cão-açu, na zona rural de Timon. João Ferreira e seu irmão, que na época tinham 18 e 31 anos, respectivamente, estavam voltando para casa após ingerirem bebida alcoólica, quando se depararam com Manoel Rodrigues e começaram a ofendê-lo sem motivo algum.

Irritado com as ofensas, Manoel Rodrigues foi em direção aos dois homens, iniciando uma discussão. Com o auxílio do irmão, que imobilizou Manoel, João Ferreira deu 17 golpes de faca na vítima, que morreu na frente da esposa e da filha de 9 anos. Após o homicídio, um mandado de prisão preventiva foi expedido em dezembro de 1993, dois anos depois do crime, mas os dois irmãos fugiram de Timon e não foram mais localizados.

Continua após a publicidade..

Após investigações, a Polícia Civil descobriu que João Ferreira estava trabalhando como estivador e o localizou em um local de descarga de mercadorias no bairro Cidade Nova, em Teresina. Ele foi preso depois de uma abordagem policial quando saía do local de trabalho.

O mandado de prisão preventiva contra o irmão de João Ferreira, que hoje tem 64 anos, não foi cumprido, porque ele se encontra em estado vegetativo por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Com a prisão em Teresina, o processo criminal terá prosseguimento, e João Ferreira deverá ser submetido a Júri Popular nos próximos meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.