BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Piauí, Maranhão, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Entre a tarde desta segunda-feira (15/12) e terça-feira (16/12), áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no centro-sul do Piauí, no oeste e sul da Bahia e no centro-sul do Maranhão. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.
Hoje (15/12), áreas de instabilidade associadas à atuação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul mantêm as pancadas de chuva no nordeste e norte do Mato Grosso do Sul e no leste, centro e norte de São Paulo. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h. Amanhã (16/12), o alerta é válido para o leste, nordeste e norte do Mato Grosso do Sul e para todo o Estado de São Paulo.
Entre hoje (15/12) e amanhã (16/12), os ventos úmidos que sopram do mar formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva ocasional em Santa Catarina, particularmente, no litoral sul, Grande Florianópolis, litoral norte e Vale do Itajaí; no litoral e leste do Paraná e no nordeste do Rio Grande do Sul. Alerta-se que a chuva pode ser de forte intensidade e persistente.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois, devido às freqüentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, recomendamos orientar a população para evitar áreas de alagamentos e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do RS, SC e PR são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os alertas preventivos para SP e MS são baseados em informações do Inmet e do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cpetc). Os demais alertas são baseados em informações do Cptec.
As informações são de Secretaria Nacional da Defesa Civil.
Saiba Mais
- Quatro cidades maranhenses estão em situação de emergência
- Defesa Civil Alerta é lançado no Nordeste para notificar riscos
- Moradores de quatro cidades do Maranhão reagem a alerta de teste da Defesa Civil
- Governo federal testa sistema de alerta da Defesa Civil em cidades do Nordeste
- Todos os celulares em São Luís e mais 3 cidades do MA emitirão alerta sonoro em teste da Defesa Civil neste sábado (14)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.