CODÓ - Uma parceria feita pela Defesa Civil e Secretaria Estadual da Saúde com a Prefeitura de Codó possibilitou, no último sábado, 13, a realização de um evento direcionado ao público atingido pelas cheias do Itapecurú e demais interessados.
Higiene bucal
Na centro comunitário do Bairro Santo Antonio (rua Joaquim Nabuco) e na escola René Bayma da Trizidela. No KM 17 e no povoado Livramento (beira rio, onde 20 famílias ficaram desabrigadas), diversas equipes de saúde ofereceram atividades de prevenção. Houve tratamento bucal, inclusive com palestras educativas.“Nós fizemos uma palestra com os pais, com os garotos e depois uma aplicação de flúor com a distribuição de um kit de saúde bucal que vai com escova, creme e fio dental para que as crianças cuidem bem da higiene dental que é muito importante para a continuidade da dentição permanente”, explicou o odontólogo Ferreira Gomes.
As vacinas foram todas disponibilizadas, segundo a técnica em enfermagem Maria de Fátima Monteiro de Sousa.“Nós temos contra Hepatite B, Febre Amarela, a tríplice viral, temos anti-tetânica e temos contra a paralisia infantil que é da campanha que vai ter agora no próximo dia 20 de junho”, afirmou.
Médicos e remédios
Continua após a publicidade..
Médicos fizeram consultas gratuitamente, receitavam e logo em seguida o paciente recebia a medicação em farmácias montadas nos locais do evento. O desabrigado, Lindomar Alves, consultou-se e elogiou a iniciativa do Estado e do Município.“Se fosse pra comprar não dava pra comprar remédio, to numa situação meio difícil, a casa ficou toda caída. Nessa dificuldade se eu fosse agora pra comprar este medicamento eu não ia comprar mas com a ajuda dele a gente vai receber o remédio agora”, disse o desabrigado.
Municípios visitados
O trabalho de prevenção já passou por Trizidela do Vale, Pedreiras e Codó.
“É a prevenção de algumas doenças que podem ser adquiridas após o baixar das águas nesses municípios que foram atingidos pelas enchentes”, explicou a enfermeira que acompanhava a equipe da Secretaria Estadual, Ana Cleide Vieira.
Outros municípios já estão na lista de atendimento da Defesa Civil e do Governo Estado ainda em junho.“No próximo dia 26 tem nos municípios de Arari, Cajarí e Vitória do Mearim onde a gente vai estar fazendo o mesmo trabalho em parceria. A população tem a oportunidade de ter o médico disponível e não só os que ficaram desabrigados ou que sofreram com as enchentes, mas todos podem passar por esses atendimentos”, concluiu a enfermeira.
Saiba Mais
- Rio Grande do Sul confirma 20ª morte por leptospirose após enchentes
- Veja cuidados para evitar doenças e acidentes após as enchentes
- Força-tarefa tenta proteger obras de arte no Rio Grande do Sul
- FAB leva 34 toneladas de doações às vítimas de enchentes no RS
- Gaúcho, técnico do Sampaio Corrêa vive dias de apreensão: "não tem comida, não tem nada"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias