CAXIAS - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) vai realizar, nesta terça-feira (11), a partir das 7h30, a sétima etapa regional da Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento ocorrerá na Diocese de Caxias, no Centro de Treinamento, na Rua Aarão Reis, nº 1.782, Morro do Alecrim e faz parte de uma série de 11 conferências que serão realizadas no Maranhão até 5 de julho. Esses eventos voltados à questão ambiental iniciaram no dia 8 de maio, no município de Chapadinha. Em seguida, foram realizados em Itapecuru-Mirim, Barra do Corda, Presidente Dutra, Santa Inês e Bacabal.
Representantes dos 11 municípios que integram a Etapa Regional de Caxias foram mobilizados para participar da conferência. São eles: Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Coroatá, Matões, Parnarama, São João do Sóter, Timbiras e Timon.
A expectativa é que representantes de diversos segmentos sociais, indígenas, integrantes de organizações não governamentais, de movimentos sociais, de entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário discutam a “Gestão de Resíduos Sólidos no Maranhão” e seus subeixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda.
Durante as etapas regionais serão eleitos delegados que deverão participar da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, marcada para o período de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Em Caxias, serão eleitos 34 delegados. Ressalta-se que para concorrer às vagas de delegado os representantes dos segmentos sociais dos municípios devem apresentar uma carta de indicação e comparecer às suas respectivas regionais.
Os outros municípios que sediarão as próximas etapas preparatórias para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente são Balsas, Imperatriz, Pinheiro e São José de Ribamar. "É uma excelente oportunidade para todos assumirem as suas responsabilidades em benefício de uma sociedade mais sustentável”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes.
Para a coordenadora da regional de Caxias, Marlla Fabiana Gomes, essas conferências são excelentes oportunidades para a sociedade buscar alternativas para a gestão de resíduos sólidos no Maranhão de forma coletiva. “Com essa aproximação entre todos os segmentos sociais e a pluralidade de experiências e idéias, poderemos descobrir boas práticas que poderão nortear ações integradas entre o poder público e a sociedade para o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos”, pontuou.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.