PONTO FINAL

Professores destacam impacto das mudanças climáticas e apresentam workshop paralelo à COP 30

Rita de Cássia Mendonça e Fabrício Brito Silva, do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da UNIFAMAZ, comentam expectativas para a conferência e explicam o evento “Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, em Belém.

Mirante News FM

Atualizada em 05/11/2025 às 13h47
Rita de Cássia Mendonça e Fabrício Brito Silva em entrevista ao ponto Final com Jorge Aragão. (Wesly Lima / Mirante News FM)

SÃO LUÍS - A COP 30, conferência global sobre o clima que acontecerá em Belém (PA), segue mobilizando pesquisadores, instituições e sociedade civil em torno das discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. Entre os eventos paralelos, está o Workshop Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, organizado pela UNIFAMAZ do Grupo Ceuma. Em entrevista à Mirante News FM, a coordenadora do programa de pós-graduação em Meio Ambiente, Rita de Cássia Mendonça, e o professor Fabrício Brito Silva falaram sobre as expectativas em torno da conferência e o impacto das pesquisas na área ambiental.

Durante a entrevista, Rita Mendonça destacou o otimismo em relação aos resultados da COP 30.

"A minha expectativa em relação à COP 30 é uma expectativa de otimismo, digamos assim. Nós estamos, nessa semana, com a reunião dos chefes de Estado, começa amanhã e vai até sexta-feira. Existe aí uma perspectiva de a gente estabelecer a temperatura em que a gente precisa chegar. Tem uns chefes defendendo que a gente vai aumentar um e meio, outros já estão defendendo dois graus. Eu espero que um e meio ganhe, estou na torcida. E também espero que a gente tenha, principalmente, perspectivas boas para a nossa sociedade civil, principalmente as populações vulneráveis.”

O professor Fabrício Brito, que já participou da COP 28 no Egito, reforçou a importância do financiamento e da cooperação internacional.

"A COP tem dois momentos, são dois grupos distintos. São duas circunstâncias distintas. Aquela governamental, onde os países e as organizações mais representativas nacionalmente estabelecem determinados acordos. E tem, também, um momento empresarial e da sociedade civil organizada. A nossa expectativa é que aconteça muito financiamento para projetos ambientais e esse é o nosso objetivo, inclusive, também lá.”

Rita também explicou os objetivos do workshop que será realizado em Belém.

“O workshop é um evento paralelo à COP 30, que vai acontecer UNIFAMAZ, em Belém, que é uma universidade do grupo Ceuma, juntamente com a Universidade de Claremont, na Califórnia, e a UFOPA, que é a Universidade Federal do Oeste do Pará. É um evento onde vai se discutir exatamente o que está se dizendo, o meio ambiente e saúde.”

Ela destacou ainda que o evento será aberto ao público e transmitido on-line.

“O workshop vai ser aberto ao público. Vai ser transmitido no canal do YouTube da UNIFAMAZ. E ele tem um link de inscrição gratuitamente para quem quiser participar. Inclusive, bem interativo. Nós vamos estar com o chat aberto para perguntas. Sociedade civil, pesquisadores, quem puder participar, pode ficar à vontade. Será muito bem-vindo.

Expectativas para o evento e desafios do futuro

Os entrevistados ainda comentaram sobre o interesse crescente pelo tema ambiental e o papel da educação para o futuro sustentável.

“Sim, a expectativa é a maior possível, a gente tem tido uma busca intensa, não só dos alunos da pós-graduação, como dos alunos da graduação também”, afirmou Rita.


“O desenvolvimento ele vem sendo alavancado por desafios. (…) Nós estamos pouco a pouco mudando essa chave e nos voltando para o desenvolvimento humano como talvez o principal motivador”, completou Fabrício.

Assista.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.