BRASIL – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) negou ter produzido, autorizado ou participado da elaboração ou divulgação de informações falsas relacionadas ao processo eleitoral. A manifestação ocorreu após o candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, acusar pessoas ligadas à entidade de terem ajudado na divulgação de uma informação envolvendo Nossa Senhora Aparecida.
Flávio Bolsonaro afirmou que a informação de que ele retiraria o título de padroeira do Brasil de Nossa Senhora Aparecida, caso fosse eleito, seria uma fake news. Segundo o candidato, a divulgação teria contado com a participação de pessoas de dentro da CNBB.
“A maior fake news da campanha foi essa sobre Nossa Senhora Aparecida. Nunca existiu movimento para tirar dela o título de padroeira do Brasil”, disse Flávio Bolsonaro.
O candidato acrescentou que o PT estaria tentando divulgar a informação e afirmou que teria recebido ajuda de pessoas ligadas à CNBB.
Nota da CNBB
Em nota, a CNBB afirmou que “repudia a produção e a utilização de informações falsas, independentemente de sua origem ou de quem possam beneficiar ou prejudicar”.
A entidade também declarou que não integra estruturas político-partidárias, partidos ou candidaturas.
Segundo a CNBB, suas manifestações sobre as eleições são relacionadas à missão pastoral da entidade e a princípios expressos em documentos próprios, orientados pela dignidade humana, pelo bem comum, pela democracia e pela liberdade de consciência.
Nova manifestação
Após tomar conhecimento da nota, Flávio Bolsonaro voltou a se manifestar sobre o caso.
O candidato agradeceu à CNBB e afirmou que a entidade teria confirmado que a informação sobre Nossa Senhora Aparecida seria uma “grande fake news”, que, segundo ele, teria sido potencializada pelo PT.
Saiba Mais
- Disputa entre Flávio Dino e Mendonça expõe tensão no STF às vésperas das eleições
- Reta final de campanha e debate entre candidatos ao Governo no MA
- Debate da TV Mirante: veja horário, candidatos e regras do confronto pelo Governo do Maranhão
- Monte sua cola eleitoral com os dados de seus candidatos e veja como votar
Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.