Bastidores em Brasília

Gilmar Mendes propõe ao STF a retirada de delegados da PF dos gabinetes

O decano do Supremo avalia que a presença de policiais na corte gera riscos de interferência e discussões em meio a investigações sensíveis.

Imirante, com informações da CNN Brasil

Gilmar Mendes quer a saída de delegados da PF de estrutura do STF (Divulgação)

BRASÍLIA - O ministro Gilmar Mendes apresentou uma proposta para que os gabinetes dos magistrados do Supremo Tribunal Federal fiquem proibidos de manter delegados da Polícia Federal em suas equipes de trabalho.

A sugestão do decano da Corte tem como objetivo evitar o risco de atritos institucionais e assegurar maior distanciamento nas apurações em curso. O tema deve ser levado diretamente ao presidente do tribunal.

Cenário de atritos e investigações

A discussão ganha força em um momento de debates acalorados sobre o papel de policiais lotados em gabinetes de ministros, especialmente após episódios envolvendo relatorias de grande repercussão política.

Para a cúpula de magistrados simpáticos à medida, a proximidade operacional pode expor o tribunal a desgastes desnecessários e controvérsias na condução de inquéritos de interesse público.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.