Caso Master

Daniel Vorcaro confirma que não irá depor na CPMI do INSS

Ausência do dono do Banco Master está amparada em decisão do ministro André Mendonça, relator do caso no STF.

Ipolítica, com informações da Agência Brasil

Daniel Vorcaro não irá depor na CPMI do INSS após decisão de ministro do STF que tornou comparecimento facultativo. (Banco Master)

BRASÍLIA – Daniel Vorcaro não irá depor na CPMI do INSS na próxima segunda-feira (23). A informação foi confirmada por um dos advogados do dono do Banco Master, Roberto Podval. A ausência está amparada em decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O banqueiro também tinha uma oitiva marcada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no dia seguinte, mas igualmente não é obrigado a comparecer.

Decisão do STF torna comparecimento facultativo

Segundo o despacho do ministro André Mendonça, Vorcaro está na condição de investigado no processo que apura fraudes envolvendo o Banco Master. Por esse motivo, sua presença nas audiências é facultativa. Com isso, ele não irá depor na CPMI do INSS nem na audiência prevista na CAE.

Mendonça assumiu a relatoria do caso após a saída do ministro Dias Toffoli.

CPMI altera pauta após ausência

O presidente da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), confirmou por meio da assessoria que o depoimento foi cancelado. A pauta da reunião já foi modificada.

A comissão investiga o suposto envolvimento do banco em empréstimos consignados e descontos irregulares aplicados a aposentadorias.

Dados de Vorcaro voltarão à CPMI

Em outra decisão, André Mendonça determinou a devolução à CPMI do INSS do acesso aos dados da quebra de sigilo telemático, bancário e telefônico de Daniel Vorcaro.

A medida atendeu a pedido da própria comissão e derrubou determinação anterior de Dias Toffoli, que havia retirado o material da CPMI e determinado seu armazenamento na presidência do Senado.

O ministro também ordenou que os dados sejam enviados à Polícia Federal, que conduz investigação sobre as fraudes no Banco Master. Após análise, a PF deverá compartilhar as informações com a comissão.

A decisão foi classificada como “vitória da transparência” por Alfredo Gaspar.

Entenda o caso

Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros investigados foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal.

A investigação apura a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB).

De acordo com informações preliminares, as fraudes investigadas podem alcançar R$ 17 bilhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.