BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, nesta terça-feira (27), uma mensagem em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data que recorda o genocídio de judeus e de outros grupos perseguidos pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Em publicação nas redes sociais, o presidente afirmou que é necessário lembrar os horrores cometidos pela humanidade contra o próprio ser humano e alertou para os riscos do autoritarismo, dos discursos de ódio e do preconceito étnico e religioso.
Segundo Lula, esses elementos foram centrais na construção de uma das maiores tragédias do século XX.
Memória do genocídio nazista
O Holocausto, promovido pela Alemanha nazista entre 1939 e 1945, resultou na morte de milhões de judeus e também de integrantes de outros grupos perseguidos, como ciganos, poloneses, homossexuais, pessoas com deficiência e comunistas.
A data de 27 de janeiro faz referência ao dia em que o mundo tomou conhecimento das atrocidades cometidas no campo de concentração de Auschwitz, em 1945.
Atuação do Brasil na criação da data
Na mensagem, Lula lembrou que, em 2004, participou de uma iniciativa internacional para instituir oficialmente a data comemorativa. Na ocasião, em encontro com Israel Singer, então representante do Congresso Judaico Mundial, o presidente assinou uma petição enviada à Organização das Nações Unidas.
O pedido foi aprovado no ano seguinte, tornando o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto uma data reconhecida oficialmente pela ONU.
Defesa da democracia e dos direitos humanos
Ao encerrar a mensagem, o presidente afirmou que o dia deve servir para recordar as vítimas, prestar solidariedade às famílias atingidas e reforçar a defesa dos direitos humanos, da convivência pacífica e das instituições democráticas.
Segundo Lula, esses valores são fundamentais para a construção de um mundo mais justo e para o legado a ser deixado às próximas gerações.
Saiba Mais
- Lula diz que viajará a Washington em março para encontro com Donald Trump
- Lula viaja ao Panamá para ampliar mercados e fortalecer relações regionais
- "Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz
- Lula critica Trump e diz que presidente dos EUA quer “governar o mundo pelo Twitter”
- Lula critica ações dos Estados Unidos na Venezuela e defende multilateralismo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.