BRASIL - O pastor Silas Malafaia chamou a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) de “cínica” e “mentirosa” em publicação feita nas redes sociais nesta sexta-feira (16), ampliando o embate público entre os dois aliados históricos do campo conservador.
A declaração foi feita no X (antigo Twitter) e ocorre um dia após Damares afirmar que igrejas e líderes religiosos aparecem em investigações sobre fraudes contra aposentados do INSS, no âmbito da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).
Ataques nas redes sociais
Na postagem, Malafaia acusou a senadora de fazer denúncias genéricas e de não citar, inicialmente, nomes de grandes igrejas evangélicas.
Segundo o pastor, Damares só teria apresentado nomes após ele próprio questionar publicamente a veracidade das acusações. Malafaia afirmou ainda que a parlamentar teria citado apenas igrejas de pequeno porte e lançou um desafio direto à senadora para que apontasse instituições de maior relevância.
O pastor também fez críticas de cunho pessoal e religioso, dizendo que Damares deveria “se converter” e “deixar a mentira”.
Divulgação de lista pela senadora
Após a repercussão das críticas, Damares Alves divulgou documentos oficiais da CPMI do INSS, incluindo uma lista de igrejas e pastores citados nas investigações, além de requerimentos que pedem:
- quebra de sigilo de instituições religiosas;
- convites para oitiva de líderes evangélicos;
- aprofundamento da apuração sobre possíveis irregularidades.
A senadora afirma que os nomes constam em documentos formais da comissão e que a divulgação teve como objetivo dar transparência às investigações e responder às acusações de que teria feito denúncias sem embasamento.
Origem do conflito
O embate começou no último domingo (11), quando Damares declarou, em entrevista ao SBT News, que igrejas e lideranças religiosas aparecem em apurações sobre fraudes no INSS. A fala provocou reação imediata de Malafaia, que classificou a declaração como “conversa fiada”.
Desde então, a troca de acusações se intensificou, com críticas públicas, entrevistas e postagens nas redes sociais.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.