BRASÍLIA – O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por uma nova intervenção médica nesta segunda-feira (29) no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento consiste no bloqueio do nervo frênico esquerdo, técnica utilizada para tentar sanar as crises de soluços persistentes que voltaram a acometer o paciente no último fim de semana.
Segundo o boletim médico divulgado neste domingo (28), Bolsonaro apresentou uma elevação da pressão arterial e nova crise de soluços na noite de sábado (27), logo após ter sido submetido ao bloqueio do nervo frênico do lado direito. No momento, o quadro clínico é de estabilidade e o ex-presidente encontra-se sem soluços.
Entenda o tratamento
Os soluços recorrentes de Jair Bolsonaro são causados pela irritação do diafragma. O bloqueio dos nervos frênicos, responsáveis por controlar os movimentos deste músculo, é a estratégia adotada pela equipe médica para interromper o ciclo de contrações involuntárias que prejudicam a respiração e o sono do paciente.
Este será o terceiro procedimento realizado desde sua internação, no dia 24 de dezembro. Além das intervenções nos nervos, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para correção de uma hérnia inguinal na última quinta-feira (25). A equipe médica também mantém protocolos de fisioterapia motora e medidas farmacológicas para a prevenção de trombose venosa.
Histórico e vigilância
A internação hospitalar foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, após condenação por envolvimento na trama golpista de 8 de janeiro de 2023.
Durante todo o período de recuperação no hospital, o ex-presidente permanece sob vigilância constante da Polícia Federal, com agentes posicionados dentro e fora da unidade de saúde. A equipe médica continuará monitorando a resposta do organismo aos bloqueios nervosos para decidir os próximos passos da reabilitação clínica.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.