BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre pela primeira vez desde a crise gerada pela indicação de Jorge Messias para a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A ligação ocorreu na última sexta-feira, 19, à noite.
Alcolumbre defendia o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, para a vaga deixada por Luis Roberto Barroso no STF. Lula preferiu indicar Messias, atual advogado-geral da União.
A ligação foi confirmada pelo líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues, depois do congresso aprovar o Orçamento da União para 2026. Ele já havia sugerido que Lula tomasse a iniciativa da reaproximação.
“O presidente ligou para agradecer a aprovação do orçamento. E ficaram de marcar uma data para uma conversa pessoal, que pode ocorrer no início dessa semana“, disse.
Desde a indicação, Alcolumbre fez várias declarações criticando o governo e disse que quem afirmou que ele estava tentando “usurpar prerrogativas” do presidente da república ao definir o ritmo da sabatina de Messias era mentiroso.
O líder do governo disse que recebeu a informação de interlocutores do Palácio do Planalto. Mas a ligação não foi confirmada por Davi Alcolumbre e assessoria.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.