Novo comando

Flávio Dino: 'busco fazer o melhor possível' na Primeira Turma

Ministro se manifestou na manhã desta quarta-feira (24) pela primeira vez após ser eleito presidente.

Rodrigo Bomfim/Ipolítica

Atualizada em 24/09/2025 às 09h08
Dino se tornou o novo presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) após uma votação simbólica (Reprodução)

BRASÍLIA – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou publicamente pela primeira vez após ser eleito para presidir a Primeira Turma da Corte.

Em uma publicação nas redes sociais feita na manhã desta quarta-feira (24), Dino exaltou o trabalho de seu antecessor, ministro Cristiano Zanin, e agradeceu a confiança de seus colegas do Supremo.

"Sou servidor público desde 1989, e sempre busco fazer o melhor possível, em cada função que exerço. Assim será na presidência da 1ª Turma do STF, para a qual fui eleito ontem. Muito obrigado aos colegas pela confiança e fraternidade", afirmou.

Flávio Dino se tornou o novo presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) após uma votação simbólica realizada na tarde da última terça-feira (23). O ministro fica à frente da Primeira Turma por um ano.

Dino toma posse em outubro e será responsável por pautar e julgar os demais grupos investigados por tentativa de golpe de estado, como os processos do núcleos "kids pretos" e "operacional", que inclui os nomes do ex-assessor Filipe Martins e o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques.

A Primeira Turma também prevê o julgamento da primeira ação penal sobre desvios de emendas parlamentares, com os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE) como réus. Eles negam as acusações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.