Fortalecimento

FIEMA lidera visita de empresários ao SENAI CIMATEC na Bahia

A ação estratégica visa fortalecer o setor industrial local com inovação tecnológica, modernização de processos e redes de cooperação.

Publipost/ FIEMA

Atualizada em 24/04/2025 às 09h23
A ação estratégica visa fortalecer o setor industrial local com inovação tecnológica, modernização de processos e redes de cooperação. (Foto: Divulgação)
A ação estratégica visa fortalecer o setor industrial local com inovação tecnológica, modernização de processos e redes de cooperação. (Foto: Divulgação)

SALVADOR – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) lidera visita de comitiva de empresários do setor industrial maranhense ao SENAI CIMATEC e ao SENAI CIMATEC Park, localizados na Bahia. Esta iniciativa tem como objetivo promover o fortalecimento da indústria no Maranhão por meio da inovação tecnológica, da modernização de processos e da criação de redes de cooperação. O SENAI CIMATEC é amplamente reconhecido como um dos mais avançados complexos de educação, pesquisa aplicada e inovação industrial da América Latina.

Durante as visitas, os empresários terão a oportunidade de conhecer de perto as soluções tecnológicas que estão sendo aplicadas na indústria, com foco em produtividade, sustentabilidade e competitividade. O vice-presidente da FIEMA, Luiz Fernando Renner, destacou a importância da visita. "Nosso objetivo é apresentar as tecnologias, os projetos de pesquisa aplicada e as oportunidades de desenvolvimento que o SENAI CIMATEC oferece, visando fortalecer a relação entre as indústrias do Maranhão e a rede SENAI. Acreditamos que a troca de experiências entre as grandes indústrias do estado e nossa instituição são essenciais para o crescimento sustentável e competitivo da nossa economia", explicou.

FIEMA lidera visita de empresários ao SENAI CIMATEC na Bahia. (Foto: Divulgação)
FIEMA lidera visita de empresários ao SENAI CIMATEC na Bahia. (Foto: Divulgação)

“A visita proporcionará o estabelecimento de parcerias por meio das quais os empresários poderão criar conexões institucionais e comerciais com centros de pesquisa, startups e empresas parceiras do SENAI CIMATEC e SENAI CIMATEC Park, criando um ambiente propício para a colaboração e o desenvolvimento de novas ideias”, destacou o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda.

Além da FIEMA e do SENAI-MA, participam da comitiva o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon), Fábio Nahuz, que também é vice-presidente da Federação; e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), José Domingues Neto.

Continua após a publicidade..

Pelas empresas integram a comitiva Flávio Moura, gerente corporativo de Relações Governamentais da Alumar; Regina França, coordenadora de RI da Eneva; Paulo Henrique Carvalho, gerente de Operações da Inpasa; Vitor Monteiro Gomes, gerente Comercial da Montisol; Bruno Guerra, Head de Compras da Solar Coca-Cola, entre outros executivos da empresa.

Os integrantes da comitiva tiveram acesso hoje (23/04) a experiências e cases de sucesso que ampliarão sua visão sobre a Indústria 4.0, permitindo uma troca rica de conhecimentos e práticas inovadoras. Os participantes também poderão identificar oportunidades de inovação que podem ser adaptadas à realidade do Maranhão, levando em consideração as vocações produtivas locais. A comitiva assistiu a várias apresentações, incluindo a de gerentes de Negócios do SENAI CIMATEC, como Silmar Batista Nunes, Ricardo Rodrigues e Fernanda Torres, além de técnicos e especialistas. Amanhã (24/04), a visita será ao SENAI CIMATEC Park.

A ação da FIEMA se alinha às tendências nacionais e internacionais de desenvolvimento industrial sustentável, permitindo que os empresários retornem com propostas concretas para modernizar seus processos produtivos, desenvolver novos produtos e incorporar tecnologias emergentes. As visitas ao SENAI CIMATEC e ao SENAI CIMATEC Park representam um investimento estratégico na qualificação do setor industrial maranhense, com potencial para impulsionar o crescimento econômico regional por meio da ciência, tecnologia e inovação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.