Liberdade de expressão

Ministro diz que Zambelli tentou instrumentalizar TCU para silenciar jornalista

A deputada acionou o TCU alegando que a jornalista estava se favorecendo com críticas ao governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL); Zambelli usou os repasses da Ancine como exemplo.

Informações do Conjur

Zabelli teve representação arquivada no TCU, com críticas feitas por ministro relator de matéria
Zabelli teve representação arquivada no TCU, com críticas feitas por ministro relator de matéria (Reprodução)

BRASÍLIA - O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, relator de uma representação feita pela deputada federal Carla Zambelli, afirmou que a parlamentar tentou instrumentalizar o tribunal para silenciar uma jornalista. 

A representação foi arquivada pelo TCU nesta quarta-feira (29) e diz respeito a repasses feitos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) para a Descoloniza Filmes, empresa que pertence ao cunhado da jornalista Daniela Lima, da GloboNews.

A deputada acionou o TCU alegando que a jornalista estava se favorecendo com críticas ao governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL). Zambelli usou os repasses da Ancine como exemplo.

Leia também: Mais de 5 mil carteiras de identificação de pessoas com TEA foram emitidas no MA 

O ministro Bruno Dantas, contudo, sustentou que a captação de valores para projetos da Descoloniza Filmes se deu justamente no governo de Bolsonaro.

“O que se tenta fazer é uma instrumentalização deste TCU para silenciar a voz de jornalistas críticos a determinadas linhas políticas. No caso, a autora da representação tenta, através de uma postagem na internet, suscitar dúvidas sobre atividades profissionais de uma jornalista importante, alegando nexo de causalidade entre a participação de um familiar desta jornalista em um processo de captação de recursos na Ancine com as críticas que a jornalista faz na sua atividade profissional”, disse o ministro ao votar pelo arquivamento da representação.

De acordo com o ministro, uma auditoria foi feita e não encontrou irregularidades. “Mais grave que isso”, afirmou o ministro, é o fato de que os editais de captação de recursos ocorreram no governo de Bolsonaro.

Continua após a publicidade..

“Então, além de absolutamente infundada, sequer seria verossímil (a acusação de Zambelli). Fazer uma insinuação de atuação política de uma jornalista porque um parente distante seu obteve um benefício previsto em lei e incentivado pelas leis do Brasil não é a melhor forma de trazer temas ao órgão máximo de controle externo do Brasil”, pontuou Dantas.

Três documentários
No requerimento, a deputada citou repasses de R$ 576 mil para três documentários da Descoloniza Filmes. São eles: Dorival Caymmi — Um homem de afetos; Felicidade; e Por onde voam as feiticeiras.

No seu voto, Dantas afirmou que a liberdade de imprensa depende da garantia de um espaço público em que fatos possam ser apresentados e debatidos “sem intimidação”.

“Preocupa-me também que a máquina pública seja movimentada, como aparentemente ocorre no presente caso, sob a égide do direito de peticionar e de representar aos órgãos, para buscar fins diversos daqueles definidos nas competências das instituições públicas.”

O relator da matéria também citou dados da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo sobre assédio judicial contra profissionais de comunicação. De acordo com ele, há um uso abusivo do direito de ação para constranger profissionais de imprensa.

“É lamentável que o direito de ação previsto em nossa Constituição, que possibilita a qualquer cidadão acessar a Justiça para resolver conflitos, seja corrompido e utilizado como meio intimidatório e silenciador, vez que o intuito verdadeiro não é a reparação de um dano, mas constranger a atividade jornalística, ferir a liberdade de expressão e o direito à informação.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.