TSE vai adiar divulgação de resultado de apuração em municípios menores
O pleito de 2024 será a primeira eleição municipal com a unificação dos horários de votação, das 8h às 17h de Brasília — o que significa, por exemplo, que o eleitor do Acre deve ter de votar das 6h às 15h.
BRASÍLIA - A Justiça Eleitoral vai adiar a divulgação do resultado das zonas eleitorais nos municípios que tiverem menos de 200 mil habitantes, onde está descartada a disputa de um eventual segundo turno.
Os dados sobre o levantamento eletrônico de votos nos municípios menores somente serão divulgados na reta final de apuração em todo o país. A medida foi anunciada pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para a ministra, a decisão consiste em evitar eventual sobrecarga nos sistemas de divulgação do próprio tribunal.
O pleito de 2024 será a primeira eleição municipal com a unificação dos horários de votação, das 8h às 17h de Brasília — o que significa, por exemplo, que o eleitor do Acre deve ter de votar das 6h às 15h.
Continua após a publicidade..
Leia também: TV Mirante realiza debate com candidatos a prefeito de Timon e Balsas
Isso impõe ao TSE apurar e divulgar votos em mais de 5 mil municípios e destinados a cerca de 465 mil candidatos ao mesmo tempo. Por esse motivo ficou decidido que os resultados não serão informados em tempo real em sua totalidade.
A mudança diz respeito à votação em cada zona eleitoral, que será divulgada em tempo real apenas nas cidades onde pode haver segundo turno.
“Queremos que o eleitor tenha segurança e eficiência na apresentação de dados, sem possibilidade de sobrecarga do sistema ou demora maior”, justificou a ministra Cármen Lúcia.
Saiba Mais
- Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
- Suplente com pouco mais de 6 mil votos deve assumir mandato na Câmara Federal
- Boulos repete votação de 2020, apesar de apoio de Lula e campanha 10 vezes mais cara
- 11 deputados federais foram eleitos prefeitos; 1 é do Maranhão
- Cármen Lúcia promete que TSE trabalhará para reduzir abstenção
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias