BRASIL - O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nessa segunda-feira (16) a abertura de créditos extraordinários sem averiguação para tetos ou metas fiscais, para permitir o combate a incêndios e secas na Amazônia e no Pantanal.
A decisão de crédito extraordinário segue a mesma linha adotada para atender às demandas das enchentes do Rio Grande do Sul.
Segundo o ministro Flávio Dino, a disponibilização dessas verbas não se submeterá aos tetos ou metas fiscais previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Ainda assim, é preciso manter a transparência e rastreabilidade das medidas.
“Realço que tal providência, se adotada, ocorrerá sob o controle dos Poderes Legislativo e Judiciário”, disse o ministro, na decisão.
Continua após a publicidade..
Essa medida deve ser editada ainda nesta terça-feira (17) pelo presidente Lula, com valor entre R$ 500 milhões e R$ 550 milhões.
Na última sexta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, intimou dez Estados, incluindo o Maranhão a prestarem esclarecimentos sobre medidas de combate a incêndios na Amazônia e Pantana no dia 19 de setembro.
Sendo assim, intimem-se os referidos Estados (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) para sistematizarem as respostas aos questionamentos a seguir discriminados e exibirem organizadamente os dados, em ferramenta de apresentação.
Leia a matéria completa: Dino intima MA e outros nove Estados a apresentarem medidas de combate a incêndios
Saiba Mais
- Flávio Dino mantém suspensão de emendas parlamentares
- Justiça condena mulher por injúria contra seguranças de Flávio Dino
- Flávio Dino determina recolhimento de livros acadêmicos
- Flávio Dino estende prazo para Controladoria-Geral da União
- Dino estende prazo para CGU apresentar dados sobre emendas pix
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias