Mudanças

Lula deve indicar homem para substituir Rosa Weber no STF

Atual presidente da Corte aposenta-se em setembro.

Ipolítica

Rosa Weber fica no STF apenas até setembro (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem dando sinais de que deve mesmo resistir às pressões de setores progressistas do seu governo e manter a indicação de um homem para a cadeira que hoje pertence à ministra Rosa Weber.

A informação é da CNN Brasil.

Segundo a apuração do portal, o petista vem sendo cobrado para que indique uma mulher para a próxima vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

A atual presidente do STF se aposenta em setembro deste ano e ocupa a vaga que pertenceu a Ellen Gracie, primeira mulher a integrar a Corte. Entretanto, o chefe de Estado vem indicando que dará preferência ao que aliados descrevem como uma “solução política”.

Continua após a publicidade..

A pressão para que Lula indique uma mulher, de preferência negra e alinhada a bandeiras históricas do PT, aumentou diante dos votos recentes do ministro Cristiano Zanin, recém-empossado na Corte.

Primeiro indicado de Lula ao STF no novo governo, Zanin votou na semana passada contra a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, amplamente defendida na base petista como forma de reduzir o encarceramento em massa e a distinção de classe no sistema prisional.

Recentemente, o ex-advogado do petista também foi criticado por seu voto sobre equiparação da homotransfobia ao crime de injúria racial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.