BRASÍLIA - A relatora da CPMI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD), afirmou nesta quinta-feira (3), em entrevista coletiva, que “nas próximas semanas” será possível confirmar se há necessidade, ou não, de convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo a parlamentar, há vários requerimentos pedindo não apenas a convocação de Bolsonaro, como também quebras de sigilo do ex-presidente. Ela afirmou, contudo, que a definição sobre uma possível oitiva só poderá ocorrer mais adiante.
"Já há vários requerimentos de convocação dele e de quebra, solicitação de RIFs [Relatórios de Inteligência Financeira]. Claro, ele é o ex-presidente da República e estava naquele momento como uma posição absolutamente estratégica. Os caminhos que estão sendo tomados nos dirão nas próximas semanas se há, de fato, necessidade da convocação dele", afirmou.
Continua após a publicidade..
"Agora, requerimentos têm bastante, não faltam, do ponto de vista de proposições, elementos do ponto de vista de proposição. Do ponto de vista de justificativa e de argumentação por parte da relatoria, até o presente momento, ainda não temos os elementos suficientes para isso", acrescentou.
O sistema da CPI indica ao menos dois requerimentos que pedem convocação e convite a Bolsonaro. Outras solicitações também abordam, por exemplo, a quebra de sigilos do ex-presidente. Nesses requerimentos, os autores argumentam que Bolsonaro incentivou os atos ao, por exemplo, fazer reiteradas críticas às urnas eletrônicas e tentar colocar em xeque o sistema eleitoral sem apresentar provas.
Na sessão desta quinta, a CMPI aprovou as quebras de sigilos de diversas pessoas, entre elas o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e Anderson Torres, ministro da Justiça na gestão do ex-presidente.
Saiba Mais
- Eliziane entrega relatório da CPMI a Alexandre de Moraes
- Com maioria governista, relatório de Eliziane é aprovado no encerramento da CPMI
- 8/1 foi "tentativa premeditada de golpe", diz Eliziane ao pedir indiciamentos
- Eliziane apresenta relatório da CPMI nesta terça-feira
- CPMI do 8 de janeiro vota relatório final no dia 18
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias