Justiça

Juiz condena Rogério Marinho à perda de mandato; senador vai recorrer no cargo

Marinho é acusado de, enquanto vereador, ter feito a contratação de uma "funcionária fantasma" na Câmara, provocando prejuízo aos cofres públicos.

Ipolítica, com informações da Folha

Rogério Marinho foi condenado por um juiz de primeira instância no Rio Grande do Norte (Agência Senado)

RIO GRANDE DO NORTE - O senador da República Rogério Marinho (PL-RN) foi condenador à perda de função pública por um juiz de primeira instância do Rio Grande do Norte. A punição decorre de improbidade administrativa e implica na perda de mandato.

A decisão judicial, contudo, não possui efeito imediato e o senador do PL vai recorrer ainda no cargo. 

O juiz que condenou Rogério Marinho é Bruno Montenegro Ribeiro Dantas. Ele considerou que o senador, enquanto vereador da Câmara Municipal de Natal, foi responsável por incluir "de forma desleal" a nomeação de uma funcionária "fantasma" no quadro da Casa, causando prejuízo aos cofres públicos.

Além de ter sido condenado à perda de função pública, Marinho também teve a seu desfavor, a suspensão dos direitos políticos por oito anos e pagamento de multa, além de proibição de contratar com o poder público e receber benefícios ou incentivos fiscais.

A decisão afirma que o então vereador nomeou uma médica como funcionária pública, mas ela "sequer tinha ciência do seu vínculo com a Casa Legislativa" e que "jamais chegou a exercer, regularmente, as atribuições dos cargos para os quais foi nomeada".

Leia também: Iracema sobre antecipação da eleição na AL: "Vou colocar meu nome à disposição"

Defesa

Em nota, a assessoria jurídica de Marinho disse que ele "respeita, mas não concorda com as conclusões da Justiça de que seria ato de improbidade a contratação de médica para atender a população carente gratuitamente".

A defesa afirmou ainda não haver "acusação de apropriação de dinheiro, nem de que o serviço não era prestado" e disse que o senador "recorrerá da decisão para combatê-la no foro adequado".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.