BRASÍLIA- O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), comentou a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). O nome de Zanin foi confirmado pelo presidente Lula.
A vaga aberta na Suprema Corte Brasileira decorre da aposentadoria de Ricardo Lewandowski, ocorrida em abril deste ano.
Dino afirmou que Zanin tem notável saber jurídico. “O Dr. Zanin preenche plenamente os requisitos constitucionais para a indicação presidencial ao Senado, visando à nomeação para compor o STF. O Dr. Zanin demonstrou ter notável saber jurídico e reputação ilibada, conforme disposto no artigo 101 da Constituição. A sua indicação é também um reconhecimento ao papel dos advogados para o bom funcionamento da Justiça.” escreveu.
Ministros do STF também reagiram com entusiasmo após comunicado da indicação de Zanin. Fux e Nunes Marques classificaram a escolha do petista como 'ótima'. Gilmar Mendes avaliou a indicação como 'positiva'. Mendonça disse entender que advogado tem os requisitos para a função. Barroso afirmou que Zanin é 'sério e competente' e será 'bem-vindo' ao Supremo.
Continua após a publicidade..
Zanin foi o advogado responsável pela defesa do presidente Lula durante a Operação Lava Jato, quando ganhou notoriedade nacional e internacional. Foi a partir de um processo encabeçado por Cristiano Zanin que a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição para ele participar da eleição daquele ano violou os direitos políticos do atual presidente.
Saiba Mais
- Flávio Dino mantém suspensão de emendas parlamentares
- Justiça condena mulher por injúria contra seguranças de Flávio Dino
- Flávio Dino determina recolhimento de livros acadêmicos
- Flávio Dino estende prazo para Controladoria-Geral da União
- Dino estende prazo para CGU apresentar dados sobre emendas pix
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias