BRASÍLIA- O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu nesta quarta-feira (26) o requerimento que permite a criação da CPMI (Comissão Mista Parlamentar de Inquérito) dos atos golpistas de 8 de janeiro.
Em sessão do Congresso Nacional, Pacheco deu o primeiro passo para a instalação da CPMI com a leitura do requerimento, determinando que os líderes partidários façam as indicações para compor o colegiado.
A previsão é que a comissão seja instalada na semana que vem. Serão 16 integrantes titulares e mais 16 suplentes de cada uma das Casas (Câmara e Senado). Com isso, a CPMI terá 64 membros, entre titulares e suplentes.
Saiba mais:
Mesmo contra vontade do governo, CPMI do 8 de Janeiro deve ser instalada
Fufuca e Duarte comporão a CPMI do 8 de janeiro no Congresso
Antes contrário à criação da CPMI, o governo se viu sem saída após a divulgação de imagens dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro, que mostraram integrantes do GSI, inclusive o ex-ministro Gonçalves Dias interagindo com os invasores.
Os próximos passos agora estão a indicação dos integrantes pelos líderes partidários e a instalação da comissão, para que as reuniões possam acontecer.
Os trabalhos de CPIs podem durar 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias – isto é, a comissão pode durar até seis meses. Partidos da base aliada do governo e da oposição poderão fazer indicações, conforme o tamanho dos blocos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.