Projeto de Lei

Rubens Júnior quer fim de conciliação em ação de despejo por falta de pagamento

Projeto de Lei do deputado maranhense dispensa audiência de conciliação nas ações de despejo.

Ipolítica, com informações da Câmara

Rubens Júnior defende a não necessidade em alguns casos, de realizar a audiência de conciliação (Billy Boss/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - O deputado federal maranhense, Rubens Júnior (PT) apresentou na Câmara Federal o Projeto de Lei 485/23, que dispensa a realização de audiência de conciliação nas ações de despejo por falta de pagamento. 

O projeto prevê que, caso o autor opte por ela, a audiência deverá ser marcada em até 30 dias após a citação do réu. O texto em análise na Câmara insere dispositivos na Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91).

A Lei do Inquilinato que está em vigor determina que o locador não pode romper a locação e reaver o imóvel antes do término do prazo contratual, salvo se, em meio a outras alternativas, ajuizar ação de despejo com fundamento na falta de pagamento de aluguel e demais encargos.

“É imperativo considerar situações em que existe a necessidade de dispensa da audiência inaugural [de conciliação] em virtude da incompatibilidade da autocomposição, como nas ações de despejo fundadas na falta de pagamento”, defende Rubens na justificativa do projeto.

Leia também: Deputados discutem efetivação do piso salarial da enfermagem

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.