Combustíveis

Lula diz que política de preços da Petrobras será mudada “com critério e no momento certo”

Presidente conversou com jornalistas em café da manhã.

Ipolítica, com informações da CNN

Atualizada em 06/04/2023 às 14h46
Lula defende "critério" para possíveis mudanças (Ricardo Stuckert/PR)

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (6), em conversa com jornalistas num café da manhã no Palácio do Planalto, que pretende discutir modificações na política de preços dos combustíveis adotada pela Petrobras. Mas afirmou que isso será feito “no momento certo”.

Ao comentar o assunto, o petista disse ter sido pego de surpresa com a discussão na imprensa entre uma posição do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e uma suposta decisão da direção da companhia.

“Vamos mudar, mas com muito critério. Porque durante a campanha eu disse que era preciso abrasileirar os preços da gasolina e o preço do óleo diesel. O Brasil não tem por que estar submetido a PPI”, declarou.

Lula reforçou que este é um tema que será discutido “no momento certo”. “Eu fui na primeira reunião do Conselho Nacional de Política Energética para discutir uma série de coisas. Vou convocar outras [reuniões] para discutir outras coisas, inclusive a política de preços da Petrobras.”

Referente à política de investimentos da Petrobras, o presidente disse que a estatal não pode continuar distribuindo a quantidade de dividendos como que está fazendo e não sobrar dinheiro para fazer investimentos.

“O Brasil precisa de investimento da Petrobras. Eu ainda não conversei nem com nosso presidente da Petrobras e nem com o ministro, porque fiquei sabendo hoje dessa divergência. Se houve divergência entre os dois, ela deixará de existir na hora que eu conversar, porque o governo não está discutindo isso”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.