Crise sanitária

Fundo da Amazônia será utilizado para ajudar índios Yanomami

Garantia foi dada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva nesta segunda-feira (30).

Ipolítica, com informações do G1

Atualizada em 30/01/2023 às 14h36
Marina Silva assegurou uso do Fundo da Amazônia para ajudar povos indígenas (Reprodução World Economic)

BRASÍLIA - O Fundo da Amazônia será utilizado pelo Governo Federal para auxílio imediato aos povos indígenas Yanomami atingidos pela forte crise sanitária no norte do país. 

Quem assegura a utilização dos recursos é a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Os índios Yanomami sofrem com uma grave crise de saúde, com casos de desnutrição e malária e registros de óbitos.

"Os recursos do Fundo Amazônia serão deslocados para ações emergenciais. Essas ações estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem: a questão da saúde; o tratamento ao problema da grave situação de fome, que está assolando as comunidades; a parte de segurança, para que essas pessoas possam ficar em suas comunidades, e isso tem a ver com operações de desintrusão do garimpo criminoso dentro dessas comunidades", disse Marina.

Leia também: Brandão se solidariza a Flávio Dino após ministro ser hostilizado em Brasília

Fundo Amazônia
O Fundo da Amazônia foi criado em 2008, com o objetivo de financiar ações de redução de emissões provenientes da degradação florestal e do desmatamento. 

O fundo é utilizado atualmente para apoiar comunidades tradicionais e ONGs que atuam na região amazônica, além de fornecer recursos para estados e municípios para ações de combate ao desmatamento e a incêndios.

O fundo é abastecido com recursos de doações internacionais. Os governos de Alemanha e Noruega respondem, juntos, por mais de 99% dos depósitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.