BRASÍLIA - Disponibilizados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) também podem ser acionados pela internet, por meio do aplicativo Proteja Brasil. O usuário só precisa ir à loja de aplicativos do celular e fazer o download gratuito da ferramenta disponível para iOs e Android.
Rapidinho, respondendo um formulário simples, é possível registrar a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100 ou Ligue 180. Se quiser acompanhar o andamento, basta ligar para o serviço e fornecer os dados.
Os canais de denúncia são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Disque 100
Continua após a publicidade..
O serviço pode ser considerado como “pronto-socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.
Ligue 180
Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.
Saiba Mais
- Disque 100 recebe mais de 121 mil denúncias no primeiro trimestre
- Disque 100 começa a receber denúncia de evasão escolar
- Brasil teve 254 vítimas de tráfico de pessoas em 2013
- Violação contra criança e adolescente lidera denúncias no Disque 100
- Disque 100 receberá denúncias de violência contra crianças
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias