BARREIRINHAS- A senadora Ana Paula Lobato, vice-líder do PSB no Senado, protocolou nesta segunda-feira (11) requerimento na Comissão de Meio Ambiente da Casa solicitando esclarecimentos ao presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, sobre a atuação de um agente que apontou arma de fogo na direção de um motorista de turismo e de turistas, em Barreirinhas, durante o feriado de Independência. O episódio ocorreu durante fiscalização no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
No documento, a parlamentar enfatiza a importância de buscar respostas concretas e um posicionamento claro da presidência do ICMBio. “A segurança dos visitantes e a preservação ambiental são fundamentais. Nossa intenção é obter informações detalhadas sobre o que aconteceu e garantir que medidas preventivas sejam implementadas. É inadmissível que um incidente como esse ocorra em áreas de tamanha importância para a biodiversidade e o turismo maranhense”, destacou.
A senadora expressou sua preocupação com a situação, reforçando a necessidade de buscar esclarecimentos e medidas preventivas para evitar que incidentes como esse ocorram novamente no local, que recebe milhares de visitantes todos os anos. “Necessário que a má conduta seja devidamente apurada é punida”, reiterou.
Continua após a publicidade..
No documento, a parlamentar chamou a atenção, ainda, para o fato de o carro contar com a presença de oito turistas, incluindo crianças. “Um disparo acidental da arma de fogo poderia causar uma tragédia”, observou.
Reação - A situação sobre a qual a senadora pede esclarecimentos ocorreu durante uma fiscalização dentro da área conservação do Parque Nacional e assustou os turistas. O fiscal alegou, como é possível ouvir em vídeo que circulou nas redes, que o motorista jogou o veículo para cima dele. Ao ver o agente com a arma em punho, uma das turistas alertou: “A gente é turista e não tem culpa”.
Um homem, que estava no grupo, pulou do carro para tentar acalmar o fiscal do ICMBio. “Autua ele pronto. Não aponta arma pra ele, não”. Os turistas temiam pela segurança de todos, e o vídeo repercute nas redes sociais.
Saiba Mais
- Ministério do Turismo investe em melhorias dos Lençóis Maranhenses
- Região dos Lençóis Maranhenses ganha mais capacidade de fornecimento de energia elétrica
- Senador elogia reconhecimento dos Lençóis Maranhenses pela Unesco
- Governo do Estado e Federal alinham ações voltadas para os Lençóis Maranhenses
- Gisele Bündchen curte os Lençóis Maranhenses ao lado da filha: "Sempre sonhei em visitar"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias