BALSAS – O avião que caiu sobre uma sobre uma casa em Balsas, e resultou na morte de cinco pessoas, estava com Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) estava vencida. A informação foi dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta segunda-feira (4).
Leia também:
Divulgados nomes de vítimas de acidente aéreo em Balsas
Piloto de avião que caiu em Balsas já havia se acidentado em fevereiro deste ano
Avião cai em cima de casa em Balsas
De acordo com a Anac, esses documentos são indispensáveis para que aeronaves estejam regularmente em operação no território nacional. No caso do monomotor, ele não estava autorizado para operar.
[e-s001]
Sobre o piloto, a Agência informou que, atualmente, ele estava com as habilitações de piloto privado em dia e poderia realizar voos privados em aeronaves privadas regulares.
Quanto às causas do acidente, elas só serão conformadas após o término da investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica. A Anac afirmou que, após a confirmar as causas do acidente, “o Cenipa envia um relatório preliminar à Anac com as informações coletadas no local do acidente e informadas no plano de voo da aeronave. Esse relatório contém todas as informações obtidas na investigação do acidente”, informou a Anac.
Em posse do relatório do acidente, a Anac abre um processo administrativo para verificar indícios de irregularidades e possíveis descumprimentos às normas da aviação civil pelos pilotos e/ou pelo operador.
“Ao final do processo, se houver comprovação de irregularidades, os responsáveis podem ser autuados e multados, além da possibilidade de suspensão ou cassação de licenças, habilitações e certificados”, disse a Anac.
Entenda o caso
Na madrugada desse domingo (3), o monomotor Embraer-720C caiu sobre uma casa localizada no bairro Catumbi, na cidade de Balsas. O acidente causou a morte de cinco pessoas: a idosa Maria de Jesus Cruz e Silva, 87 anos, que estava sendo transportada do Hospital São José, em Balsas, para outro hospital em Teresina, no Piauí; Francisca Pereira e Silva, filha de Maria de Jesus; Alan Patric Silva Setulvedo, 32 anos, neto de Maria de Jesus; Delano Martins Coelho, 36 anos, piloto da aeronave e esposa dele, Lorena Alves de Lima, 22 anos.
Três pessoas estavam na casa atingida pela aeronave, mas nenhum dos residentes teve ferimentos graves.
Causas do acidente
As suspeita da polícia é que a aeronave tenha tido uma pane no ar. As investigações preliminares apontam que o avião planou no ar e os motores teriam parado de funcionar.
Enterro
Os corpos de quatro dos cincos mortos na queda do avião foram enterrados na manhã desta segunda-feira (4), no cemitério Central de Balsas. Foram enterrados em Balsas: Maria de Jesus Cruz e Silva, 87 anos; Francisca Pereira e Silva, que era filha de Maria de Jesus, e de Alan Patrick Silva Sepulvedo, 32 anos, neto da idosa; piloto Delano Martins Coelho, 36 anos.
O corpo da namorada de Delano, Lorena Alves de Lima, de 22 anos, foi enterrado na cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.